como fazer bainhas – Como marcar e coser bainhas

Para fazer a bainha de uma peça de vestuário confeccionada em casa ou comprada em pronto-a-vestir (neste caso, a bainha original deve ser descosida e o tecido passado a ferro), vista a peça de roupa com calce os sapatos que usa normalmente com a peça em questão. Peça a alguém que meça a partir do chão, marcando a linha da bainha à altura desejada por meio de alfinetes espetados horizontalmente do lado direito do tecido. Se não tiver quem a ajude, utilize um marcador de bainhas, que lança giz em pó sobre o tecido à altura pretendida; certifique-se de que o pó de giz é fácil de retirar do tecido.

Se quiser fazer a bainha num casaco, e não numa saia, estenda a peça sobre uma superfície horizontal, marque a bainha com alfinetes e prove, fazendo os ajustamentos que lhe parecerem necessários.

Em vez de coser uma bainha, pode fixá-la com um material aderente aplicado a ferro. Prepare a bainha como se fosse cosê-la; em seguida, coloque uma tira do material aderente de 2,5 cm de largura sob a dobra, de forma que a tira fique rente ao topo da dobra.

Cubra a bainha com um pano húmido e sobre este vá assentando o ferro (sem o fazer deslizar) até o passar a ferro. Este processo não é apropriado para bainhas de saias muito rodadas, mas torna-se muito prático para saias a direito ou franzidas e para bainhas de calças.


One Response

  1. sonia 23 de Fevereiro de 2011

Adicionar Comentário