Como limpar e reparar Cantaria

Para limpar cantaria suja, utilize uma escova rija de esfregar pavimentos e água quente em abundância.

Print Friendly, PDF & Email

Muitas das pedras utilizadas na construção civil são macias e porosas e, com o tempo, sujam-se em virtude da exposição aos elementos.

Para limpar cantaria suja, utilize uma escova rija de esfregar pavimentos e água quente em abundância. Não utilize sabão nem detergente, pois estes materiais deixam manchas e podem provocar esboroamento.

Para decapar completamente a superfície, utilize uma almofada de arame de um berbequim eléctrico. Ponha óculos de segurança e uma máscara de rosto para proteger os olhos e os pulmões.

Depois de ter limpo a pedra e tê-la deixado secar, trate a pedra exposta com um repelente de água à base de silicone.

 

Reparação de cantaria estragada

Nos pontos onde a cantaria se apresente seriamente danificada, utilize uma marreta e um ponteiro para extrair todo o material estragado, fazendo um buraco rectangular.

Aparelhe a nova pedra com escopro e marreta até que caiba na cavidade da parede.

Faça uma argamassa de 4 partes de areia macia para 1 parte de cimento (medidas em volume) e acrescente cola PVA à água da mistura na proporção de 1 para 10. Mantenha a mistura meio espessa.

Humedeça a pedra para que não absorva a humidade da argamassa. Aplique argamassa no interior da cavidade, introduza a pedra e em seguida alise a argamassa já seca para que combine com a cantaria circundante.

Se não tiver possibilidade de encontrar pedra igual à inicial, prepare argamassa e tinja-a com tinta seca a condizer com a cor da parede. Uma boa mistura seriam 12 partes de pedra esmagada para 3 partes de cimento e 3 partes de cal (medidas em volume), acrescidas de corante. Utilize um mínimo de água para fazer uma mistura meio seca, adicionando cola PVA à água na proporção de 1 para 10.

Se a cavidade a encher for grande, atulhe-a com pedaços de telhas velhas e argamassa até 2 cm da superfície. Depois, encha o espaço restante com a mistura de argamassa. Alise ao nível da superfície da parede circundante enquanto a argamassa ainda estiver mole e em seguida desenhe sulcos que imitem as juntas de argamassa adjacentes.

As pequenas áreas danificadas podem ser recobertas com ura betume de base epoxídica. Retire previamente todo o material solto.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Decoração de Exterior

Comentários

  • Agradecia o esclarecimento tecnico sobre – o tipo de cola “PVA”.

    manuel silva 29 de outubro de 2010 17:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *