Como Limpar e renovar o seu Abat-jours

Limpar o «abat-jour»

Limpe os abat-jours de material lavável linho, sbantung, cbiffon ou plástico, com uma solução pouco concentrada de água morna com deter­gente. Esfregue levemente com um pano macio e depois passe por água fria corrente. Enxugue com uma toalha e deixe secar.
Se o tecido der de si com a lavagem, ajuste-o, fazendo girar o abat-jour pró­ximo de uma fonte de calor. No caso de abat-jours de fibra de vidro ou de vidro pintado, bastará limpá-los com um pano húmido.

Renovar o «abat-jour»

Tire o tecido e o forro que pretende substituir e limpe bem toda a armação com palha d’aço. Começando pela parte superior, cubra as hastes exteriores enrolando nelas fita de nastro; cubra também os aros superior e inferior. Cubra as outras hastes com fita isoladora, caso elas não estejam já revestidas de plás­tico.
Envolva metade da armação num pedaço de papel pardo, prendendo-o à volta dos aros superior e inferior e de duas hastes diametralmente opostas. Retire o papel, estenda-o sobre a mesa e marque com um lápis os vincos dei­xados pelos aros e pelas hastes. Recorte de modo a ficar com um molde.

Coloque este sobre o forro e corte-o, deixando uma margem de 2,5 cm a toda a volta. Corte duas peças iguais. Com o auxílio de alfinetes, prenda uma das peças às hastes principais e marque a lápis no forro os contornos dessas hastes. Retire, junte as duas peças do forro e cosa 0,6 cm por fora das linhas que traçou — v. costura.
Proceda da mesma forma para o tecido do abat-jour, mas cosendo ao longo das linhas que traçou, com não por fora. Apare o tecido excedente.

Coloque o forro por dentro da arma­ção, com as costuras alinhadas com as hastes principais. Dobre-o passando-o por baixo do aro inferior e prenda-o com alfinetes. Alise com cuidado o forro até ao aro superior. Passe-o por cima deste e prenda-o com alfine­tes, dando golpes nas margens de cos­tura de modo a ajustá-las conveniente­mente junto das hastes interiores e exteriores. Cosa o forro aos dois aros e às hastes. Apare o excedente.

abat-jours

1. Cubra as hastes e os aros inferior e superior, Ajuste o papel do molde à roda de metade da armação e dobre-o pelos aros e pelas hastes.

2. Retire o papel, estenda-o, marque as linhas dos aros e das hastes com um lápis e corte por esses Iraços. Coloque o molde de papel sobre o forro e corte duas peças, deixando uma margem de 2.5 cm a toda a volta.

3. Cosa as duas peças do forro e coloque-as pelo Interior da armação. Dobre pelos aros superior e inferior e prenda corn alfinetes. Talhe o tecido do abat-jour, ajuste-o sobre a armação e cosa.

Vire as costuras do tecido do abat-jour e ajuste-as bem às hastes pela parte exterior da armação. Prenda o tecido cuidadosamente com alfinetes, passando-o em volta dos aros e das has­tes e esticando-o de modo que fique bem justo, depois cosa-o aos aros e às hastes. Corte o excedente.


Adicionar Comentário