Como limpar a sua casa poupando algum trabalho

É possível reduzir significativamente o volume de trabalho que implica a limpeza de uma casa procedendo a uma cuidadosa escolha do mobiliário. Tenha este facto em consideração quando mobilar qualquer divisão da sua casa. Determinadas peças de mobiliário, como mesas, guarda-loiças e móveis de módulos, têm menos recantos onde o pó se pode acumular desde que sejam de formas simples, Forre as poltronas e os sofás com coberturas de tirar e pôr de tecidos macios laváveis que possa retirar com facilidade e lavar em casa. Antes de comprar, leia atentamente as instruções do fabricante relativas à limpeza e conservação da peça; se não forem fornecidas instruções, informe-se junto do próprio fabricante ou do vendedor. Quando decorar uma divisão, lembre-se de que os bibelôs dão trabalho a limpar, especialmente se forem muitos. Sempre que possível, limpe o pó com o aspirador e acessórios. Utilize edredões nas camas para simplificar.

Pavimentos

Aplique sobre o soalho ou pavimento de cortiça uma ou mais demãos de produto para acabamento de soalhos — por exemplo, um verniz, vinil-ficável transparente. Depois, basta limpar com um esfregão húmido.

Alcatifas

Aspire sempre que necessário e todos os dias em áreas de grande movimento, Conserve-as sem areia e evite arrastar móveis pesados sobre elas para não cortar nem estragar as fibras.

Paredes

Limpe as zonas com relevo ou ornatos e as molduras dos quadros com uma escova adequada. Utilize o aspirador com o acessório de escova ou, em alternativa, uma escova ou vassoura envolvidas num pano para tirar as teias de aranha e o pó), trabalhando de baixo para cima. Lave as paredes pintadas ou forradas com papel de parede lavável com uma esponja molhada numa solução de detergente suave. Esprema a esponja antes de usar, Limpe uma área pequena de cada vez, cerca de 0,5 m2, trabalhando de baixo para cima para evitar os pingos: os pingos de água suja tiram-se muito mais facilmente de uma superfície húmida e limpa do que de uma superfície seca e suja. Passe um pano com água limpa e fria de cima para baixo. Se necessário, esfregue as paredes pintadas com tinta brilhante com uma escova macia. Tire as manchas de gordura do papel de parede esfregando suavemente com um bocado de pão branco seco.

Ladrilhos

Limpe os ladrilhos de alumínio ou cerâmicos com uma esponja molhada, mas não encharcada, numa solução de detergente suave. Limpe e seque com uma camurça. Limpe o vedante das juntas com uma escova de dentes velha molhada numa solução de lixívia. Calce luvas e evite salpicar a área circundante. Limpe os ladrilhos espelhados com uma camurça molhada em água com vinagre e espremida — deite 1 colher de sopa de vinagre em 0.5 L de água tépida. Aspire pavimentos de mosaicos vinílicos ou de lajes de mármore ou pedra com o acessório de escova e lave quando necessário — o vinilo pode ser lavado com um esfregão molhado em água morna com sabão. Passe depois com água limpa.

Móveis

A madeira de muitos móveis modernos é tratada com produtos de acabamento resistentes, pelo que basta limpá-los de vez em quando com um pano húmido. Limpe as manchas de gordura em móveis antigos com uma camurça molhada em água com vinagre. A seguir, envernize a superfície com o produto que usa normalmente. Nunca misture vernizes. Os móveis com envernizamento com boneca podem limpar-se da mesma maneira. Envernize de vez em quando os móveis de carvalho, pinho, nogueira, faia, ulmeiro e mogno encerado. Trate os móveis de teca com óleo ou cera de teca duas vezes por ano. No dia-a-dia, limpe o pó ou puxe o lustro com um pedaço de couro. Limpe os móveis de bambu ou palhinha com a escova do aspirador. Quando necessário, lave-os com água quente com sal sem os encharcar. Deixe secar ao ar, longe de qualquer fonte de calor, para que não empenem. Utilize um pano levemente molhado em terebintina quente para limpar molduras douradas.

Tecidos

A maior parte dos modernos tecidos de decoração trazem instruções de limpeza nas etiquetas. Utilize um acessório do aspirador com uma cabeça especial almofadada para tirar pêlos de animais. Embora muitos tecidos sejam resistentes às nódoas, limpe imediatamente qualquer coisa que se entorne para evitar que fiquem manchados.

Persianas

Desça as persianas até ao fim e vire as lâminas de forma a ficarem tão verticais quanto possível. Aspire com a escova do aspirador. Volte as lâminas para o outro lado e aspire também. Lave, se necessário.


Adicionar Comentário