Como ligar uma ficha e escolher a tomada

Conheça as suas fichas e evite fios cruzados, fusíveis queimados e acidentes.

Ligações de uma ficha

Todos os aparelhos já são vendidos com uma ficha preparada, mas é necessário saber fazer as ligações para poder lidar com fios e fusíveis queimados.
A maior parte das fichas tem três terminais, um para a ligação à terra, um neutro e um condutor. O posicionamento de cada um é por vezes indicado através das letras T, N e C. O fio de terra encontra-se normalmente no topo, com o neutro à esquerda e o condutor à direita.
Para fazer as ligações de uma ficha, descarne o plástico da extremidade com a ajuda de um descarnador ou lâmina afiada, para que o condutor metálico fique em contacto com o terminal. Dobre as extremidades dos condutores para ligarem melhor aos terminais. Nos terminais de fixação, o fio é enrolado em volta de um perno fendido e preso com uma porca, enquanto que num terminal de pernos o fio é introduzido num buraco e preso por um parafuso. Verifique se o condutor metálico fica bem preso.

Certifique-se de que o fusível da ficha tem a capacidade correcta para o aparelho. Utilize um fusível de 3 amperes em aparelhos até 720W e um de 13 amperes em aparelhos entre 720W e 3.0 kW (3.000W). Também existem fusíveis de 2,5 e 10 amperes, mas estes são menos utilizados. Não utilize um fusível com uma amperagem superior num aparelho de baixa amperagem – se ocorrer uma falha, o fusível não queimará e pode surgir uma situação perigosa.

Escolher tomadas

O número de aparelhos eléctricos que ligamos ao nosso sistema eléctrico aumentou enormemente nos últimos anos e poucas casas têm tomadas suficientes. Para evitar tomadas sobrecarregadas, é mais seguro e conveniente utilizar um bloco de tomadas que possua entre duas e seis entradas de 13 amperes e ligá-la a uma única tomada de parede, de 13 amperes.
Os blocos de tomadas são ideais para artigos como computadores, impressoras e candeeiros, os quais são de uma voltagem relativamente baixa. Contudo, este tipo de tomadas não deve ser excessivas – é melhor chamar um electricista para instalar tomadas adicionais, do que arriscar-se a sobrecarregar o circuito.
As oscilações de corrente ocorrem no nosso sistema eléctrico, umas vezes devido a falhas nos nossos próprios circuitos, outras no abastecimento da própria EDP. Os computadores e outros equipamentos electrónicos podem ser sensíveis a essas oscilações, sendo por Isso uma boa ideia utilizar fichas ou blocos de tomadas (ou chamar um electricista para instalar uma tomada especial) que contenham um “supressor de oscilações”

Ficha de três terminais
Ligada à terra: fios de terra (verde e amarelo), neutro (azul) e condutor (castanho). Fio flexível de isolamento duplo (à direita), sem ligação à terra.

Fichas de três pinos

Ligadas à terra através dos fios de terra (verde), neutro (branco) e condutor (preto). Ficha de miolo redondo (à direita) sem ligação à terra.

Ficha de dois pinos
Sem ligação à terra é bastante utilizada em toda a Europa e consiste de uma unidade selada presa ao aparelho eléctrico. Ocasionalmente são utilizadas outras formas e tamanhos.


Adicionar Comentário