Como incentivar o marido a ajudar nas tarefas domésticas

Apesar dos avanços na sociedade actual, a verdade é que a divisão das tarefas domésticas ainda é inexistente em muitos lares.

O problema é que com a vida stressante dos nossos dias e a emancipação da mulher, que na maioria dos casos já trabalha fora todo o dia, esta divisão é cada vez mais necessária.

De modo a evitar discussões indesejáveis entre o casal, fazer um planeamento adequado em relação à divisão das tarefas e motivar o seu marido para ajudar nas mesmas  é importante.

Seguem-se algumas dicas de como incentivar o marido a ajudar nas tarefas domésticas. Confira-as!

 

marido-tarefas-domesticas

 

Determinar o que precisa ser feito

Faça uma lista das tarefas que precisam de ser realizadas durante a semana e quem fica responsável pelas mesmas. Desta forma, o casal vai conseguir gerir melhor o seu tempo e prioridades.  Normalmente a lista de tarefas inclui:

  • Limpeza das áreas comuns e privadas
  • Tratamento da roupa (lavar, secar e passar a ferro)
  • Compras de supermercado
  • Preparação da alimentação e lavagem da roupa
  • Gerir as contas e respetivo pagamento
  • Jardinagem e manutenção de espaços exteriores
  • Actividades com as crianças (escola, lazer, visitas ao médico, etc)
  • Cuidados com os animais de estimação

Defina o grau de dificuldade de cada tarefa

Estabeleça um grau de dificuldade para cada tipo de tarefa doméstica, tendo em conta o esforço, tempo e periodicidade com que precisa de ser realizada.

Deve atribuir ao seu marido as tarefas que o estimulem e sejam adequadas à sua experiência e condição física. Por exemplo, tratar da manutenção dos espaços exteriores pode ser uma boa escolha.

Peça ajuda

Se não pedir ajuda, o seu marido pode até nem perceber que, de facto, a necessita. Tenha uma conversa com o seu companheiro para decidir quem faz o quê e  para planear o calendário de tarefas. De preferência opte por ter esta pequena reunião depois de um dia bem passado ou divertido. Evite falar sobre o assunto logo após uma discussão ou quando ele está mais ocupado a fazer outra coisa, não podendo focar-se inteiramente na conversa.

Agradeça-lhe

Sempre que possível mostre-lhe o quanto aprecia o facto de dividir as tarefas domésticas e todo o empenho e trabalho que coloca nestas. Mostre-lhe o quanto a sua contribuição faz a diferença, permitindo que a família esteja mais tempo reunida.

Ensine-lhe

Ninguém nasce ensinado e se o seu marido não foi habituado desde novo a limpar uma casa, o mais provável é que até as coisas mais básicas lhe apresentem algum desafio.

Aconselhamos que o oriente em cada etapa das tarefas domésticas, motivando para melhorar nos seus pontos fracos e nunca criticando. Desta forma, vai conseguir  incentivar o marido ajudar nas tarefas domésticas regularmente e não criar aversão às mesmas.


2 comentários

  1. Selma Rosa 24 de Setembro de 2013
  2. Carol Organizer 28 de Março de 2014

Adicionar Comentário