Como fixar acessórios

Quando comprar os acessórios verificará que os parafusos e buchas já vêm incluídos. Normalmente, para paredes de alvenaria são suficientes as buchas de plástico mas, tal como dissemos na secção referente à abertura de buracos, as paredes ocas ou moles necessitarão de artigos de fixação especiais. Se pretender prender algo pesado numa viga de uma parede divisória, terá de localizar o sólido suporte de madeira onde aparafusar. Tal como nos tectos, encontrar esse suporte pode ser uma questão de ir dando pancadas até que o som oco desapareça e, em seguida, tentar com um parafuso para ver se este se prende a qualquer coisa sólida.

Outros trabalhos de bricolage implicam tapar coisas. Os painéis permanentes, como os que são utilizados para esconder tubos ou tapar peças desagradáveis à vista, podem ser feitos de PFDM (placa de fibra de densidade média), contraplacado ou madeira maciça. São presos a uma armação de madeira através de pontas-de-Paris, que para além de serem pregos muito finos ficarão invisíveis.

Normalmente os rodapés são pregados directamente à parede com pregos para alvenaria compridos, mas é preferível utilizar parafusos pois são mais suaves para a parede, madeira e, possivelmente até, para os seus dedos. A arquitrave é mais estreita e geralmente tem um contorno moldado que faz com que não seja aconselhável a utilização de parafusos, sendo por isso fixada com pregos compridos e finos.


Adicionar Comentário