Como fazer uma Saia ou um folho para uma cama

  • on 29 de abril de 2011
  • Likes!

As saias para cama são constituídas por um tampo feito de pano cru ou tecido semelhante e um folho franzido ou com machos num tecido de cor condizente com a da coberta. As saias têm uma finalidade prática quando se pretende esconder os pés de uma cama ou um divã, mas também podem ter um fim meramente decorativo.

Como fazer um folho franzido:

Corte o tampo num pano de lençol barato ou pano cru com as medidas da superfície do colchão, mais 1,5 cm a toda a volta. Com o auxílio de alfinetes para marcar, divida a beira (excep­tuando a da cabeceira) em oito partes iguais. Precisará de fita de viés sufi­ciente para passar a toda a volta.

Meça a altura desde a base do col­chão até ao chão e acrescente mais 5 cm para costuras e bainhas. Necessita de uma tira de tecido com esta largura para o folho franzido. Meça em redor da cama, exceptuando a cabeceira, e duplique a medida obtida; esta será o comprimento da tira.

Cosa umas às outras as peças necessá­rias para que a tira fique com o compri­mento requerido — v. costura. Faça as bainhas nas beiras laterais e inferior à mão ou à máquina — v. bainhas.

Divida a beira cortada em oito partes iguais, marcando com alfinetes. Passe duas fitas de pontos para franzir a todo o comprimento da tira, junto da beira cortada. Franza puxando as linhas até todas as partes do folho terem o com­primento exacto para «casar» com as secções marcadas com alfinetes na beira do tampo.

Coloque o folho e o tampo avesso contra avesso e prenda com alfinetes;

Em seguida, alinhe a 1,5 cm da beira. Ponha a fita de viés com o avesso para cima e prenda a beira superior com alfi­netes ao longo do alinhavo. Seguida­mente, alinhave a fita ao folho e cosa à máquina. Dobre a fita de viés de modo a cobrir a beira cortada; nos cantos, dobre o excesso de tecido formando pregas. Prenda com alfinetes a beira da fita de viés ao tampo e em seguida ali­nhave e cosa à máquina.

Coloque o folho na cama sob o col­chão.

Como fazer um folho franzido para uma cama:

1. Cosa as peças urnas às outras de modo a obter uma tira. Faça uma bainha de 1.5 cm nas beiras laterais e de 2 cm na beira inferior. Divida a outra beira em oito partes iguais, marcando com allineles. Passe duas filas de pontos para franzir ao longo da beira superior da lira.

2. Puxe as linhas para franzir o tecido, prenda-o com alfinetes e alinhave ao tampo.

3. Prenda com allinetes, alinhave e cosa a fita de viés do avesso ao longo do alinhavo.

4. Dobre a lila de viés sobre as beiras cortadas e cosa ao tampo.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Comentários

  • estou conhecendo vocês agora , mais tenho muita vontade de aprender coisas novas.

    Neide Menezes 21 de setembro de 2012 19:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *