Como fazer uma laje em betão

O que é Laje em Betão

Uma laje em betão é uma solução simples e económica para refazer um chão ao renovar uma instalação.

Aplicado directamente sobre o solo, o betão é um material ideal para obter um chão plano e resistente. Serve de  suporte para a aplicação de isolamentos e/ou um revestimento de argamassa de cimento sobre o qual será aplicado o revestimento final.

Se necessário, prever passagens para as tubagens para as redes eléctricas, de televisão, som etc, e para as canalizações de águas sanitárias, esgotos e aquecimento. Atenção, a canalização destinada à rede eléctrica deve estar isolada das outras redes. Consultar os regulamentos para instalações eléctricas.

Com um nível de tubo, marcar um segundo ponto a uma certa distância do primeiro.

Preparação de Laje em Betão

MARCAÇÃO DA BASE

  • Estabelecer o nível do solo acabado ou da sala anexa tendo em conta a espessura do enrocamento,da laje em betão, da argamassa e do revestimento final. O êxito do trabalho depende do cuidado com que forem feitas as medições.
  • Marcar um ponto na parede (junto a uma esquina) a uma altura de 1 m da superfície do solo acabado (ou do nível da sala anexa).
  • Ligar os dois pontos traçando uma linha de referência com um cordel com giz. Repetir a operação até que a linha de referência cubra todo o perímetro da sala.
  • A partir dessa linha de referência elevada, marcar na parte de baixo da parede uma outra linha paralela e que marca o nível do solo acabado.
  • Partir o revestimento antigo com um martelo e abrir com a pá e enxada uma caixa com uma profundidade de pelo menos 35cm abaixo do nível do solo terminado.
  • Para facilitar o trabalho, cravar no solo ao longo de cada parede uma estaca em madeira de modo a que o topo da estaca fique à altura da linha de referência alta.  • Marcar nessa estaca os diferentes níveis: enrocamento (15 a 20cm), camada de areia (1 a 3cm), manta de isolamento, laje de betão (8cm), isolamento (4cm), argamassa de cimento (3cm), revestimento final.

BASE DE ASSENTAMENTO

Enrocamento

Espalhar 15 a 20 cm de cascalho ou calhaus sobre toda a superfície. Esta camada chamada enrocamento serve de suporte à laje e permite drenar as águas e evitar a subida da humidade.

Cobrir toda a superfície com uma camada de areia, alisar e nivelar com uma régua de madeira. Espalhar o enrocamento, compactar com um maço e verificar a espessura com uma guia de nível.

Armadura: Para reforçar a laje de betão (laje de fundação ou que deva suportar cargas elevadas), é necessário instalar uma armadura em malha soldada, disposta de modo a que a malha fique a meia espessura da laje em construção. Os ferros são ligados entre si com fio de ferro torcido.

Isolamento

Regra geral, ao fazer a recuperação de uma instalação e para melhorar o isolamento, colocar uma manta de isolamento entre a laje de betão e a camada de argamassa, para reduzir as perdas térmicas através do solo.

Marcação da laje

Dividir o solo em bandas paralelas com cerca de 1 a 1,5 m de largura com a ajuda de réguas de madeira que servirão de guia para a regularização e nivelamento da laje.

Selar provisoriamente as guias com um pouco de argamassa de modo a que o bordo superior das réguas esteja ao nível dos traços nas estacas de referência.

Verificar com exactidão a horizontalidade das guias com a ajuda de um nível de bolha assente ao longo da régua. Deixar que a argamassa de fixação das guias faça presa antes de começar o nivelamento da laje. Remover as estacas de referência de nível e colocar em toda a periferia da sala uma banda de poliestireno expandido com 3 mm ao longo de cada parede.

Para a colocação das redes em tubagens (electricidade, TV, som, etc.) e canalizações (alimentação e evacuação de águas, aquecimento) são possíveis duas soluções:

  • Instalar as canalizações antes de fazer a betonagem da laje (para as descargas de água manter uma inclinação mínima de 2 cm por metro).
  • Criar negativos na laje com barrotes com dimensões idênticas às canalizações e que são em seguida removidos para instalar as canalizações.

PREPARAR O BETÃO

Calcular o volume do betão necessário para a betonagem da laje multiplicando superfície da sala (comprimento x largura) pela espessura desejada, acrescentar cerca de 10% para ter conta das perdas da betonagem.

Para uma laje com 8 cm de espessura numa sala com 4m x3m (ou seja 12m2) Multiplicar 4m x 3m x 0,08 m Total_ 0,96m3 + 10% = 1,06m3. Para fazer 1m3 de betão normal é necessário:

  • 350 kg de cimento
  • 800 I de brita 5/20
  • 4501 de areia
  • 140 a 175 Ide água

Dosear o volume dos inertes utilizando um balde de 10 litros como unidade de medida. Para cada saco de 50 kg de cimento prever: 11 baldes de brita, 7 baldes de areia 2,5 a 3 baldes de água.

Para pequenas quantidades:

Deitar a areia sobre a brita, misturar com uma pá e juntar o cimento, misturar novamente e juntar água até obter uma mistura homogénea.

Para maiores quantidades:

Utilizar uma betoneira. Deitar na máquina em movimento cerca de 2/3 da quantidade de água, acrescentar a brita e em seguida o cimento e por fim o resto da água. Deixar rodar durante 3 a 4 minutos e começar em seguida a betonagem.

É possível adquirir diversos aditivos que permitem alterar as características iniciais do betão (endurecedor, fluidificante, retardador de presa…). Assim que o betão começar a fazer presa, remover as guias, encher os espaços vazios e acabar com a talocha. Se for o caso, remover os moldes negativos previstos para a instalação das canalizações e outras redes.

Deixar o betão fazer presa durante 48 horas para obter uma dureza máxima, molhar a laje e cobri-la com sacos de junta húmidos durante uma semana. Depois da secagem completa da laje, instalar as canalizações e redes eléctricas e encher os espaços vazios, fazer o acabamento com a talocha e deixar secar durante 48 horas. A laje em betão está pronta a receber o acabamento desejado.

Proceder de igual modo para as bandas seguintes.

REGRAS DE SEGURANÇA: Usar  sempre sapatos reforçados com biqueiras metálicas e luvas de protecção. Recomenda-se também a utilização de óculos de protecção.

BRICOLAGE

• Planear o trabalho de modo a começar no canto oposto à entrada.
Vazar o betão de forma bem uniforme na primeira banda e eliminar as bolsas de ar mexendo com a pá.

• Puxar o betão para si em zigzag com uma régua longa e apoiada sobre as guias e alisar a superfície com uma talocha fazendo movimentos circulares.


Adicionar Comentário