Como fazer um jardim vertical no muro

No nosso dia a dia é comum vermos casas e condomínios sendo murados, tanto pela segurança que os muros podem proporcionar, quanto para a mudança do paisagismo, com a possibilidade de uma nova decoração na parte interna e/ou externa do sitio.

Os  muros decorados estão entrando cada vez mais em evidência, inclusive quando o assunto se trata de jardins verticais. Estes tipos de jardins estão se tornando cada vez mais comuns no nosso meio.

Por meios de inovação e estética, todos estão se preocupando em fazer algo novo. Estes jardins podem ser construídos por plantas que crescem na vertical em muros, paredes e outros lugares verticais, como também podem ser construídos dentro de blocos cerâmicos vazados, feitos justamente para esta finalidade, eles já possuem os vazamentos e locais ideais para se colocar a planta.

Esta nova forma de fazer jardim permite com que a casa ”respire”, pois com tantas indústrias e casas nos centros urbanos, o verdinho da natureza tem sido deixado de lado, e com esta nova (não tão nova assim) técnica, é possível ficar mais perto da natureza.

O nome desta técnica é conhecida como Green Wall, que significa parede verde, utilização de jardins em paredes como forma de paisagismo e sustentabilidade.

Neste artigo te ensinaremos algumas técnicas para fazer o seu jardim vertical no muro, deixando-o vivo e com ótimas funções ambientais e visuais.

Técnicas

1- Uma técnica muito utilizada na construção de jardins verticais em muros são as treliças e vasos. Para esta técnica, é importante que em primeiro lugar se fixe uma treliça metálica (inoxidável, de preferência) ao muro. Depois pendure vasos meia lua à treliça ou faça uso de plantas trepadeiras. Deve ser feita uma manutenção na treliça para que ela dure às intempéries. Se o muro for alto coloque um sistema de irrigação.

 

jardim

 

2- Uma das técnicas mais simples é a Wall Green. Esta técnica é vendida em kits e é montado em sistemas de encaixe pelo comprador. Possui capacidade para 18 plantas, devendo ser comprado em número de kits necessários para ser posto em todo muro.

 

jardim2

 

3- Os blocos pré-moldados podem ser fundidos ou de blocos de concreto socado. Este tipo de técnica para fazer um jardim vertical no muro, pode ser feito sem nenhum apoio (pois possuem lugares para passar vigas de sustentação) ou então rente aos muros.

 

jardim3

 

4- A técnica Green Wall Ceramic faz uso de blocos cerâmicos que podem ser fixados em muros descascados através da utilização de argamassa. Após feito a fixação nos muros é necessário que se faça uma impermeabilização do painel com produtos não tóxicos (para não prejudicar a saúde das plantas). Se o jardim for muito extenso, faz-se necessário a instalação de irrigação por gotejamento.

jardim4


Adicionar Comentário