Como fazer trabalhos de fixação, tudo sobre travessa de madeira

Uma das coisas mais úteis de colocar numa parede é uma travessa de madeira – um pedaço de madeira aparafusado à parede, ao qual podem ser presos outros artigos como, por exemplo, ganchos, prateleiras, bancadas, armários e afins. Quando terminar de a colocar sentirá que adquiriu uma certa credibilidade no mundo da bricolage.
Embora as medidas variem de acordo com o trabalho, as mais vulgarmente utilizadas são aquelas a que os construtores chamam “cinco por dois e meio”, o que significa 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. A utilização a ser dada à travessa ditará o seu comprimento, posicionamento e a forma como irá tratar as extremidades mas, independentemente disso, o método de a fixar é sempre o mesmo.

Fixar uma travessa

1. Corte a travessa no comprimento exigido. Com a ajuda de um nível de bolha, encoste-a à parede de modo a ficar numa posição perfeitamente horizontal e trace a lápis uma linha na parede, ao longo do topo da travessa. Assinale a posição das extremidades.
2. Retire a travessa da parede e coloque-a sobre um bancada. Ao longo da parte central da travessa e com a ajuda de um furador assinale a posição dos parafusos, certificando-se que não existe um espaço superior a 500 mm entre cada um deles e colocando os parafusos das extremidades no máximo a 38 mm das mesmas.
3.Utilizando uma broca helicoidal que seja ligeiramente mais fina do que os parafusos, abra furos de um lado ao outro da travessa nos locais assinalados (tenha cuidado, para não furar a bancada ou a sua melhor mesa).
4.Encoste a travessa à parede, ao longo da linha que traçou a lápis, e mantenha-a imóvel. Introduza um furador em cada um dos furos abertos e faça uma ligeira pressão, para obter uma marca na parede.
5.Retire novamente a travessa da parede e, com um berbequim, faça furos na parede, por cima dessas marcas. Introduza uma bucha em cada furo.
6.Fixe a travessa à parede com parafusos suficientemente compridos para a atravessarem e aperte-os nas buchas previamente colocadas.
7. Os perfeccionistas recomendarão que chanfre todos os parafusos antes de pintar ou envernizar a travessa, mas em geral as actuais madeiras moles são o suficiente para permitir que a cabeça do parafuso se enterre nelas, apenas com um ligeiro aperto adicional. Depois já pode colocar a massa de enchimento sobre as cabeças dos parafusos, para os esconder e obter uma superfície mais lisa.

Utilidade de uma travessa

A colocação de uma travessa permite que um pedaço de madeira comprido seja preso à parede, utilizando um número relativamente reduzido de parafusos. Fornece uma base forte e o material adequado para a colocação de artigos de fixação, tais como pregos, pontas-de-Paris, parafusos e ganchos, sendo por isso utilizada para vários trabalhos em toda a casa.
As prateleiras e bancadas apoiam-se em travessas presas à parede. Também é utilizada como armação quando se escondem tubos ou se colocam painéis de parede. Uma travessa pode ser fixa a uma parede para pendurar coisas pesadas, tais como cabides de parede ou quadros, e também pode ser útil numa parede oca. Neste caso, a travessa pode ser fixada a uma viga de madeira.
Os estores romanos são pendurados em travessas e outros tipos de estores e persianas são geralmente presos a uma travessa, em vez de uma parede ou tecto. É mais fácil aparafusar a uma madeira do que a uma parede, daí fazer sentido pegar num pedaço de madeira fixado apenas por alguns parafusos compridos e resistentes e utilizá-la para aparafusar nela cabides ou outros acessórios. Os artigos para fixar acessórios de iluminação e cortinas podem ficar escondidos por trás de uma sanefa de madeira, presa a uma travessa. Alguns trabalhos de brícolage implicam a fixação provisória de uma travessa de madeira, a servir de guia aquando da colocação de azulejos ou armários de cozinha.


Adicionar Comentário