Como fazer produtos de limpeza

Com apenas quatro ingredientes (álcool, água, sabão caseiro e folhas de eucalipto) você poderá fazer uma enorme gama de produtos de limpeza menos tóxicos que, por vezes, se revelam até mais eficientes do que os que estão venda nas lojas.

Para além disso, irá ajudar a minimizar o impacto negativo que é causado pelo uso excessivo dos produtos químicos disponíveis à venda.

O objetivo deste artigo será ensinar-lhe a fazer produtos de limpeza. Para além de ajudar ao ambiente, também irá poupar algum dinheiro.

 

produto-limpeza

 

Veja as seguintes receitas.

Receitas de produtos de limpeza

  • Sabão líquido para louça: Faça uma mistura com 2 litros de água, um sabão caseiro ralado, uma colher de açúcar e uma colher de óleo de rícino. Meta a solução a ferver até esta dissolver e após isso faça o engarrafamento.
  • Sabão de ervas: Coloque 5 kg de gordura, 2,5 kg de sebo derretido, 2,5 kg de óleo de cozinha, banha ou gordura de galinha derretida, 1 kg de soda, 4 litros de álcool, 4 litros de água ou sumo de ervas. Agora você deverá triturar muito bem as ervas e depois coar. Faça o aquecimento do sebo juntamente com o óleo, deverá misturar muito bem fora do lume, o álcool no sebo quente. Num recipiente não corrosivo, faça uma misture a soda com a água ou com o sumo de ervas, adicione o sebo com o óleo e forme só uma mistura. Misture até existir espuma, para finalizar coloque a mistura nas formas. Depois disso é só deixar esfriar.
  • Detergente ecológico: Para fabricar este produto de limpeza você irá obrigatoriamente precisar de 1 pedaço de sabão de côco neutro, 2 limões, 4 colheres de sopa de amoníaco. Para começar o processo você deve derreter o sabão de côco, num litro de água. Após isso adicione 5 litros de água fria. Depois, esprema muito bem os limões e no final despeje amoníaco e faça uma boa mistura. Você pode fabricar até 6 litros de produto com esta quantidade de ingredientes.
  • Amaciador de roupa: Para fazer um bom amaciador de roupa, você irá precisar de 5 litros de água, 4 colheres de glicerina, 1 sabonete ralado, 2 colheres de sopa de leite de rosas. Mexa muito bem até estar muito bem misturado, e depois é só engarrafar.
  • Solução para limpar o chão: Você vai precisar de um quarto de uma chávena de vinagre branco, 4,5 litros de água morna, 1 colher de chá de sumo de limão, este último ingrediente tem o objetivo de fornecer o cheiro. Misture muito bem a solução com todos os ingredientes num balde grande e limpe o seu chão. Após finalizar a limpeza, esprema muito bem a esfregona e polvilhe-a com um bicarbonato de sódio, deixe-o fazer o seu trabalho durante cerca de 5 minutos e depois lave a esfregona com água morna, ela irá secar sem qualquer cheiro nem bolor.

Estas são apenas algumas receitas eficazes de como fazer produtos de limpeza. Experimente-as!

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *