Como evitar a humidade na sua casa

A humidade é uma das maiores ameaças ao bom estado de conservação de um edifício. Assim, inspeccione regularmente as áreas de maior risco pelo menos uma vez por ano, antes do Inverno.

Telhado

Não se arrisque a ir ao telhado sem uma escada própria (escada de telhado) que engancha na cumeira. Mesmo assim, tome cuidado. Primeiro, experimente as telhas da cumeeira.

Se a argamassa que as une estiver danificada, as telhas poderão soltar-se Torne a uni-las com argamassa. Em seguida, verifique as outras telhas para ver se estão partidas ou se falta alguma e substitua-as.

Por vezes, as telhas estão deslocadas devido a ninhos de aves e precisam apenas ser de novo encaixadas depois de retirados os ninhos.

 

Verifique a chaminé.

 

No entanto, os trabalhos a fazer numa chaminé devem ser entregues a um construtor; raramente é trabalho para um amador.

Verifique se as caleiras, ou algerozes, estão firmes e em boas condições de conservação. Retire todos os detritos (lixo. folhas secas, etc.) c certifique-se de que os tubos de descarga não estão entupidos. A água da chuva que escorre para uma parede pode causar problemas de humidade no interior

 

caleiras e tubos de descarga.

 

Os terraços têm tendência para infiltrações. As fendas pequenas podem ser fechadas com um betume de borracha à prova de água. Onde as fendas forem importantes, o terraço deverá ser recoberto. Examine todos os veda-juntas e repare ou renove o que for necessário.

Paredes

 

Procure falhas de argamassa entre os tijolos e faça as reparações necessárias

Os tijolos porosos podem ser cobertos com produtos repelentes da água, à venda nas lojas de materiais de construção, que impedem a água de se infiltrar.

Nas superfícies trabalhadas, encha as fendas com argamassa antes de fazer qualquer decoração. Junte um pouco de cola PVA à água que entrará na preparação da argamassa para aumentar o poder de adesão. No caso de existirem fissuras, bastará uma boa tinta para as tapar.

As paredes com caixa de ar constituem, sem dúvida, a melhor forma de evitar o aparecimento de humidade numa casa.

Portas e janelas

 

Tape as fendas e os intervalos dos caixilhos com mástique para interiores vedantes. Não use cimento nem argamassa, porque ambos endurecem e partem-se com o tempo.

Substitua a massa dos vidros que caiu ou que está danificada por massa de vidraceiro. Quando pintar, cubra 3 mm do vidro para tapar qualquer intervalo entre a massa e o vidro. O vidro rachado pode ser temporariamente remendado com fita adesiva transparente e impermeável.

Dentro de casa

 

Examine todas as junções da canalização, principalmente junto dos irradiadores de aquecimento central

Veja se os depósitos têm fugas. Os depósitos mais antigos, se forem de metal, podem enferrujar; é melhor substituí-los por depósitos de lusalite ou plástico. Verifique se os canos de descarga estão entupidos. Se pingar água de um deles, examine a válvula de bóia  pode precisar de ser reparada.


One Response

  1. João Gonçalves 22 de Novembro de 2010

Adicionar Comentário