Como escolher e aplicar a cola apropriada

Existem vários tipos de cola, que se aplicam consoante os materiais a colar. No entanto, não existe cola para o polietileno — tem de ser soldado — e tambem não é possível colar nylon.

Em todas as reparações que envolvam cola, os fragmentos a colar devem estar limpos e secos. Até a gordura dos seus dedos pode dificultar uma colagem. Se há vários fragmentos para colar, junte-os primeiro com a mão para ver onde e como se encaixam uns nos outros; pode ainda numerá-los para tornar mais fácil o trabalho. Não tenha pressa ao fazer uma colagem complicada: cole um fragmento e espere que fique bem firme antes de colar o seguinte.

Guarde todas as colas fora do alcance das crianças, principalmente os cianoa-crilatos, o PVC (pólicloreto de vinilo), o poliestireno e as resinas epoxi, que têm emanações tóxicas. Quando uma criança usar uma cola como o PVA (álcool polivinílico), vigie-a de perto. Mantenha o local bem arejado para que as emanações não se acumulem.

As colas que mais se usam em casa são;

Celulósicas e a base de goma de amido

Usadas para colar papel de parede. Estão à venda já devidamente preparadas ou em pó para misturar com água. Algumas aplicam-se nas costas do papel, outras na parede.

PVA

É uma cola não inflamável que existe numa grande variedade, desde os frascos de plástico para uso escolar até aos barris para trabalhos de construção. E branca, de consistência cremosa, e pode ser diluída com água. Depois de secar, é resistente à água e quase transparente. É eficaz para assentar ladrilhos ou azulejos e pode ser usada para cobrir um chão de betão para impedir que a superfície solte pó. Em casa, a cola PVA aplica-se apenas a uma das superfícies que se querem colar, e estas precisam de ser apertadas uma contra a outra até a cola secar.

Cola transparente

É uma cola de uso geral para colar cartão, materiais flexíveis como couro e para miniaturas. Não é uma cola muito forte, pelo que não deve ser usada para colar, por exemplo, a pega de uma peça de loiça. Aplique-a directamente do tubo, geralmente em ambas as superfícies. Depois de a aplicar até que esteja ligeiramente pegajosa e em seguida comprima as duas superfícies uma contra a outra para obter uma colagem imediata.

Resinas epoxi

Vendem-se em embalagem que contém dois tubos, um da cola e o outro do endurecedor. Misture quantidades iguais dos dois tubos. Depois de misturadas, a cola começa a endurecer, e este endurecimento não pode ser retardado ou interrompido. Das duas versões existentes no mercado — normal e rápida —, a normal faz uma colagem mais forte. Aplique-a só numa das superfícies e segure com um grampo ou com fita adesiva até a cola prender. Use esta cola para consertar ou unir metais, porcelana e vidro e alguns plásticos rígidos. Não é adequada para materiais flexíveis.

Cola á base de formaldeído

É a cola ideal para madeira — especialmente para peças que se encontram ao ar livre —, visto que é à prova de água, resistente ao calor e faz uma ligação forte. Aplique-a a uma das superfícies, depois aperte as duas superfícies uma contra a outra, enquanto a cola seca.

Cola á base de borracha

A do tipo de látex branco é usada para colar tecidos e couro, e a do tipo de resina de borracha, chamada cola de contacto, é utilizada para colar laminados ou materiais semelhantes. Não servem para madeira, porque mantêm uma certa flexibilidade. A cola de borracha preta é muito resistente à água, o que a torna ideal para reparações em borracha, botas à prova de água, exteriores de barcos e caravanas e lonas e encerados.

Aplique esta cola a ambas as superfícies, espere que fique seca ao toque e depois una as duas superfícies na posição correcta para uma colagem imediata.

Quando usar cola de contacto em superfícies grandes, como para ladrilhos de PVC ou de cortiça, tenha o cuidado de escolher colas cujo dissolvente seja água. Muitos tipos contêm dissolventes que produzem emanações perigosas.

Cianoacrilato

Também conhecido por super-cola. É um líquido transparente e pouco espesso que proporciona uma colagem em segundos. Aplique directamente do pequeno tubo a uma das superfícies. Junte as superfícies para que colem depressa e com precisão, apertando-as para que se estabeleça um contacto perfeito. Utilize em metais, vidro e porcelana fina, mas não em loiça de uso doméstico, porque amolece com a água quente. Se os seus dedos se colarem, meta-os em água quente com sabão durante alguns minutos, e logo se separarão sem problemas.

Cola activada por ultravioletas (UV)

É uma cola líquida transparente para vidro. Não deixa vestígios e, uma vez seca, é à prova de detergente e de água. Não prende se não a expusermos à luz do dia ou ao sol, mas então fixa rapidamente.

PVC

Esta cola amolece as superfícies de PVC, garantindo uma boa colagem. Aplique-a directamente do tubo a ambas as superfícies a ligar e comprima-as até estarem coladas. O PVC é a cola ideal para consertar objectos de plástico flexível, como bolas de praia e revestimentos de bancos de cozinha ou cadeiras de jardim.

Cola de poliestireno

Tal como a anterior, esta cola amolece o plástico a que se aplica. Use-a nas duas superfícies a unir para assegurar uma boa colagem. É usada principalmente pelas pessoas que fazem miniaturas de automóveis, aviões, etc. Se a usar em poliestireno decorativo, evite que atinja a superfície para que não se deteriore. Não serve para poliestireno expandido ou espuma de poliestireno, para os quais se deve usar uma cola própria.

cola


21 comentários

  1. Luis Silva 7 de Março de 2011
  2. Marta 2 de Março de 2012
  3. Paulo Sergio 18 de Maio de 2012
  4. Alberto Blanco González 20 de Maio de 2012
  5. tania 20 de Julho de 2012
  6. Felipe 23 de Novembro de 2012
  7. Everton Lazare 5 de Abril de 2013
  8. AUGUSTO67 16 de Abril de 2013
  9. Paulo Cardoso 19 de Abril de 2013
  10. CLAUDIO 23 de Agosto de 2013
  11. Silvana Rodrigues 10 de Dezembro de 2013
  12. Marcelo 10 de Dezembro de 2013
  13. Margarete Orsi 30 de Abril de 2014
  14. Miguel Motta 23 de Maio de 2014
  15. Leovegildo Almeida 29 de Julho de 2014
  16. Leovegildo Almeida 29 de Julho de 2014
    • Jailton 24 de Janeiro de 2016
  17. valmir 4 de Outubro de 2014
  18. daniele almeida' 12 de Abril de 2016
  19. Moacir Cosme Miranda 2 de Agosto de 2016

Adicionar Comentário