Como dobrar Canos sem os danificar

Para evitar que um cano se estrague ao ser dobrado, utilize uma mola de curvar, que pode comprar numa loja de ferragens. As molas são adequadas apenas para canos de 15 e 22 mm de diâmetro. Utilize uma do mesmo tamanho do cano a dobrar. A máquina de curvar, utilizável em canos de maiores dimensões, pode executar dobragens apertadas e junto da extremidade dos canos.

Introduza a extremidade cónica da mola no cano com um movimento de rotação no sentido dos ponteiros do relógio até abranger a área a dobrar. Apoiando o cano num joelho, poderá ,não fazer uma dobragem ligeira.

Para retirar a mola, exagere levemente a curva do cano e em seguida corrija para a dobra correcta. Introduza uma chave de fendas na argola existente na mola e retire-a com um movimento de rotação no sentido dos ponteiros do relógio à medida que for puxando.

Utilização da máquina de curvar

O molde ou moldes e blocos de guia da máquina de curvar devem ter a dimensão correcta para os canos a dobrar. Monte o molde semicircular na máquina, coloque a secção do cano contra ela e ponha o bloco de guia da dimensão correcta entre o cano e o manipulo móvel. Aperte os manípulos até o cano ficar dobrado no ângulo pretendido em volta do molde.

Dobragem de canos de plástico

O polietileno pode ser dobrado sem necessidade da mola até atingir um raio interno não inferior a oito vezes o diâmetro externo do cano. Para dobragens mais acentuadas, introduza no cano uma mola de dobrar e mergulhe o com água quente. Dobre o cano quando este estiver amolecido. Deixe arrefecer antes de retirar a mola. Existem moldes metálicos para dobrar canos de polietileno em ângulo recto.

 


One Response

  1. Jose Antonio Santos 8 de Agosto de 2012

Adicionar Comentário