Como desentupir canos

Os canos dos tanques, lavatórios, banheiras e chuveiros podem ficar bloqueados com todo o tipo de coisas – cabelos, restos de comida, gordura, etc. – impedindo a água de passar. Existem muitas ferramentas para os desentupir.

Os canos de esgoto maiores, aos quais os canos podem estar ligados, e os canos de esgoto das casas de banho também podem ficar entupidos, necessitando de versões maiores das mesmas ferramentas.

Como desentupir canos

Um desentupidor de borracha limpa os canos utilizando a pressão da água.
Com o lavatório, tanque ou algo semelhante cheio e o escoadouro de emergência bloqueado com um pano húmido, segure o desentupidor por cima do escoadouro e bombeie para cima e para baixo. Isto obrigará a água a sair pelo cano e deve desentupi-lo. Uma bomba ou um produto de limpeza em aerossol funcionam da mesma forma, mas criam maior pressão e apenas podem ser usados com o tanque vazio.

Outro tipo de desentupidores

Existe outro tipo de desentupidores constituídos por um cabo de aço flexível com uma cabeça com formato especial numa das extremidades e, por vezes, uma pega rotativa na outra. É passado através do escoadouro e ao longo do cano até atingir o bloqueio, altura em que a cabeça é virada para abrir o bloqueio e permitir que a água passe livremente. Não pode ser usado num sifão.

Como retirar o sifão

Se, ao utilizar um desentupidor de borracha ou um cabo de aço flexível, não conseguir resolver o problema, ou se o filtro for do tipo garrafa, terá de tirar o sifão. Coloque um balde por baixo e desaperte simplesmente a ligação à mão.
Se o bloqueio for no sifão, deve conseguir tirá-lo, desmanchando o sifão se for necessário. Se for mais abaixo, o facto de retirar o sifão dar-lhe-á mais espaço para o cabo flexível.Volte a colocar o sifão, certificando-se de que está bem apertado.

Sanitas entupidas

Pode encontrar versões maiores de desentupidores e de bombas para utilizar em casas de banho, assim como também um cabo flexível maior. A extremidade deste deve passar a curva em U até chegar ao bloqueio, altura em que apenas deve ser suficiente rodá-la.

SUGESTÃO PRÁTICA

Pode ajudar a manter os canos limpos, especialmente os esgotos, deitando por vezes soda cáustica no escoadouro. Isto ajuda a evitar que a gordura se acumule.

Os agentes de limpeza químicos podem ser usados da mesma forma, mas não funcionam com entupimentos totais.


One Response

  1. Canalizadores 14 de Outubro de 2013

Adicionar Comentário