Como decorar e organizar um apartamento

Apartamento para uma pessoa solteira

O apartamento de uma pessoa solteira é apenas um local de passagem,uma espécie de dormitório, pois o emprego rouba-lhe a maior parte do tempo. Deste modo, não terá necessidade de um grande apartamento, mas apenas de um espaço onde se possa «refugiar», de um local organizado, em que seja possível arrumar tudo em pouco tempo. A cozinha, ainda que pequena, deverá ser organizada racionalmente e a casa de banho equipada com um material que lhe permita uma limpeza rápida e sem muitos incómodos.

Deverá, assim, canalizar todos os seus cuidados para que, depois de um dia de trabalho, tenha o merecido descanso.

Apartamento para um estudante

A sua actividade exige-lhe que permaneça muito tempo em casa. Deverá organizar o seu espaço de trabalho, de forma a ter sempre à mão todos os documentos de que necessita. E não se esqueça de que a iluminação é muito importante. Mantenha, sobre a sua secretária ou mesa de trabalho, uma luz suave, a fim de evitar um grande contraste relativamente ao resto da divisão.

Grandes contrastes luminosos significarão uma maior fadiga para os olhos. A cozinha poderá ser apenas uma kitchnette, mas a casa de banho, se possível, deverá estar equipada com um prático chuveiro termostático (em que seja possível misturar a água fria com a água quente). Um fofo edredão com cobertura, como usam os escandinavos, tornará a sua cama mais confortável, além de lhe evitar o penoso trabalho de a fazer todas as manhãs. Paralelamente, algumas almofadas grandes serão uma boa solução para acomodar os seus amigos sempre que estes o visitarem.

Apartamento familiar

A família clássica, com um ou mais filhos, tem necessidades diferentes e complexas: os gostos e as exigências multiplicam-se. A personalidade de cada um dos elementos da família irá reflectir–se no seu domínio próprio, isto é, no seu quarto. Pelo contrário, as divisões comuns, onde a família vive em conjunto, deverão estar organizadas de forma a que haja zonas específicas para cada ocupação:

  • refeições,
  • repouso,
  • conversas,
  • leitura, etc.

Se a divisão principal não for suficientemente grande, será necessário sobrepor diversas funções. Por exemplo, o espaço destinado ao repouso, à conversa e à leitura, num outro momento, poderá servir como local para se ver televisão. A mesma zona, se estiver mobilada com um sofá-cama, poderá acomodar um casal de amigos que se encontre de visita.

Esta mesma divisão deverá ter zonas de arrumação destinadas a diversas actividades de grupo: música, projecção de slides ou de filmes, jogos de sociedade, etc. Tente, também, guardar algum espaço livre, uma vez que a tendência é para, no futuro, ter sempre mais coisas para arrumar. Por outro lado, na medida do possível, é de todo o interesse que os quartos estejam afastados das divisões comuns, a fim de manter uma certa calma : as crianças deverão poder trabalhar ou descansar sem serem incomodadas, por exemplo, pela televisão. Finalmente, o ideal seria que existissem duas casas de banho, em que uma fosse reservada às crianças e amigos.

Recebe visitas frequentemente no seu apartamento?

Deverá cuidar particularmente da entrada da sua casa, pois é nesse espaço que começa a arte de receber. Se este hall de entrada estiver incorporado na sala de recepção, de estar ou no salão, tanto melhor, já que acaba por torná-los mais amplos, resolvendo, assim, a sua necessidade de espaço.

Conforme os casos, o ambiente poderá ser mudado através da iluminação ou mesmo da disposição dos assentos, A sua recepção tornar-se-á mais ou menos solene apenas com a conjugação destes dois elementos.

Se costuma receber os seus amigos de maneira informal, o ambiente será mais caloroso, mais intimista, com diversas fontes de iluminação.

Decoração e organização de uma casa de campo

Se vive no campo, por exemplo, numa quinta, deverá ter em conta as necessidades específicas da vida rural, mais rude, e, com frequência, dependente das condições climatéricas. A casa é mais difícil de aquecer, devido ao facto de as portas darem directamente para o exterior. Os principais melhoramentos a efectuar neste tipo de casas, muitas vezes, bonitas mas sem conforto, são a instalação de uma casa de banho bem equipada e, eventualmente, de um sistema de aquecimento central e de isolamento térmico. Para decorar uma casa de campo, uma boa solução é procurar artesanato regional e conjugá-lo com mobiliário moderno, mas sóbrio.

Decoração e Organização do apartamento para quem Trabalha em casa

As dimensões e decoração da sua sala de trabalho dependerão directamente do seu ofício. Com efeito, é o seu tipo de ocupação que irá determinar as cores, os materiais, os espaços para arrumações, a iluminação (natural e artificial). No seu local de trabalho, deverá imperar a organização, uma vez que esta lhe poderá aumentar o rendimento, favorecendo a calma e o raciocínio.

Em resumo, quando quiser decorar a sua casa, faça, primeiro, uma análise precisa das suas necessidades. Tenha em conta os seguintes aspectos: conforto, ambiente desejado, locais para airumações, o trabalho a efectuar, o repouso, a higiene e… todas as tarefas domésticas, que não serão muito incómodas se efectuadas com método e num espaço ordenado. Escusado será aconselhá-lo a prestar atenção ao orçamento de que dispõe para o efeito!

Os exemplos fornecidos de organização e decoração dos diverso tipos de apartamentos, são, obviamente, limitados, mas mostram-lhe que existem diversas soluções para cada tipo de pessoa, caso ou situação.


Adicionar Comentário