Como cultivar cebolinha em casa

A cebolinha é uma alimento que podemos plantar facilmente na nossa casa, sendo necessários alguns cuidados essenciais para o seu crescimento e propagação.

Se você deseja cultivar cebolinha em casa, deverá ter em conta os seguintes fatores:

  •  Clima: Poderá ter a certeza que a cebolinha verde, irá crescer muito melhor em temperaturas entre os 13 e os 24 ºC, no entanto, existem alguns cultivares que têm a capacidade para suportar baixas temperaturas, e há outros que aguentam nas mais altas temperaturas.
  • Luminosidade: Acebolinha verde precisa de uma grande quantidade de luz solar direta, pelo menos por algumas horas diárias.
  • cebolinhaSolo: Se deseja mesmo começar a cultivar cebolinha em sua casa, tenha a certeza que está a plantar num solo muito bem drenado, fértil e extremamente rico em matéria orgânica. A cebolinha verde é uma planta rústica, que irá crescer praticamente em qualquer tipo de solo, exceto em solos que estão sujeitos a encharcamento e aos muito ácidos.
  • Irrigação: Você vai precisar de irrigar com uma grande frequência para que o solo esteja sempre húmido, no entanto, nunca pode ficar muito encharcado. A planta adulta é relativamente resistente aos curtos períodos de seca.
  • Plantio: A cebolinha verde é um vegetal que pode ser facilmente cultivado através de simples sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas. Todas as sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou nas  sementeiras, transplantando as mudas quanto estas se tornarem grandes o suficiente para conseguirem ser manuseadas. No entanto, só poucos cultivares é que conseguem florescer e produzir sementes em locais que possuem um clima bastante quente. O método da plantio pela divisão de touceiras é baseia-se principalmente na separação de todas as plantas da touceira, colher todas as folhas que estão mais desenvolvidas e conseguir plantar cada planta com muito espaço de uma forma igual profunda, ou seja, como se encontrava anteriormente. Alguns dos cultivares de cebolinha verde também propagam-se de uma forma bastante menos frequentemente, e por esta mesma razão, não são a opção ideal para o método de planto por divisão. A cebolinha verde, tal como a cebolinha francesa, pode ser facilmente cultivada em simples vasos e jardineiras, por isso é que não é preciso muito trabalho para conseguir ter sucesso.
  • Tratos culturais: Se for preciso, você deve retirar todas as plantas invasoras que estejam a concorrer com a cebolinha verde pelos tão importantes nutrientes e recursos, pois sem isto, a cebolinha verde não vai conseguir crescer corretamente. Se o seu objetivo principal é so recolher o pseudocaule, deverá amontoar terra junto à planta de uma forma frequentemente para conseguir obter pseudocaules brancos e bastante compridos.
  • Colheita: A colheita de folhas da cebolinha verde pode realmente começar após 75 a 120 dias depois da realização do plantio. No entanto, isto irá depender diretamente do cultivar aplicado e de todas as condições de cultivo.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *