Como cuidar Gerânios

Os gerânios são plantas resistentes que se desenvolvem ao sol ou em sombra parcial na maioria dos tipos de solo; a maior parte das espécies sobrevive mesmo ao ar livre no Inverno. Contudo, são por vezes confundidos com os pelargónios, plantas mais delicadas que não resistem aos frios do Inverno. Também estas florescem ao sol ou em sombra parcial em quase todos os tipos de solo. As suas flores vistosas vão do vermelho-claro habitual ao cor-de-rosa ou branco.

Plante ao ar livre os gerânios envasados, em canteiros ou floreiras de janela, depois de ter passado a última geada, deixando entre eles espaços de 20 a 40 cm. Alimente-os todos os meses com adubo químico com pouco azoto e desponte-os para que as plantas se conservem frondosas. Retire as flores mortas para que venham novas e regue nos períodos secos, deixando a terra secar ligeiramente entre as regas.

Para conservar estas plantas durante o Inverno, mude-as para dentro de casa em vasos (v. reenvasar) antes das primeiras geadas. Pode os caules pelo meio e faça estacas com os que cortou. Coloque as plantas no peitoril de uma janela que apanhe sol ou numa estufa fresca. Preferem compartimentos frescos, com uma temperatura mínima de 7°C, e são sensíveis ao gás, por isso as janelas de cozinhas com fogões a gás não são indicadas. Mantenha a terra apenas húmida. Volte a podar as plantas quando os rebentos novos tiverem cerca de 10 cm de comprimento. Alimente-as todas as semanas na Primavera com adubo químico para plantas de vaso, preparando-as para as mudar para o ar livre.

Também pode conseguir pelargónios novos a partir de estacas de 10 cm (obtidas na Primavera das podas de plantas adultas e saudáveis) — v. propagação de plantas. Retire todas as folhas menos as três de cima de cada estaca e ponha estas à volta do bordo de um vaso grande, numa mistura de areia húmida e turfa em partes iguais.

Coloque o vaso dentro de um saco de plástico em que fez alguns furos. Não deixe que o saco toque nas folhas. Coloque o vaso numa estufa fresca ou num pavilhão de jardim, ou num peitoril de janela onde bata o sol.

Logo que as estacas peguem (três a quatro semanas), mude-as para vasos individuais. Tenha o cuidado de manter a mistura sempre húmida. Reenvase de novo as estacas em Janeiro ou Fevereiro em vasos de tamanho médio.


Adicionar Comentário