Como cuidar de uma poinsétia

A beleza das poinsétias reside principalmente nas suas brácteas coloridas, que se assemelham a folhas largas pontiagudas — normalmente, de um vermelho-vivo, embora por vezes possam ser cor-de-rosa ou brancas. As flores da planta, pelo contrário, são insignificantes, de um amarelo-esverdeado. As brácteas podem formar-se em qualquer época do ano desde que se mantenha a planta num local sem luz durante 14 horas por dia num período de oito semanas. Os floricultores, na maior parte, cultivam as poinsétias de modo que na época do Natal as suas brácteas coloridas estejam no auge do desenvolvimento, o que as torna particularmente atraentes.

Cuidados com uma planta em flor

Regue uma poinsétia que tenha as brácteas em flor apenas quando a folhagem começar a pender ligeiramente. Não é necessária qualquer adubação. Mantenha a planta à temperatura ambiente, ao abrigo de correntes de ar e em sol directo velado por uma persiana ou cortina translúcida.

Como cuidar de uma poinsétia

As brácteas manter-se-ão atraentes pelo menos durante dois meses ou mesmo mais. Depois de terem murchado e caído, pode a planta a 2,5-5 cm do solo e deixe que a terra do vaso fique quase seca — mas nunca completamente — para que o crescimento da planta pare. Deixe a planta descansar durante cerca de um mês (até Abril se ela floriu no Natal) à temperatura ambiente e com luz solar filtrada. Nessa altura, retome as regas. Quando começar a rebentar de novo, reenvase-a com uma mistura à base de terra. Nunca use um vaso maior, pois apenas encorajará o rápido crescimento de uma folhagem luxuriante, em detrimento de flores e de brácteas. Como alternativa, em vez de reenvasar a planta antiga, obtenha dos novos rebentos estacas de cerca de 10 cm que irão enraizar. Um mês após a estacaria, as plantas devem estar enraizadas, começando a crescer com força. Envase então numa mistura fresca à base de terra.


Adicionar Comentário