Como colocar uma alcatifa

Há dois métodos vulgarmente usados para colocar uma alcatifa: esta pode ser pregada ou colada ao pavimento a toda a volta da divisão ou fixada com ripas especiais pregadas em todo o perímetro do pavimento. As ripas estão providas de pequenos espigões que seguram a alcatifa. O método que utiliza ripas requer um pouco mais de trabalho, mas este método apresenta a vantagem de permitir que a alcatifa seja rápida e facilmente levantada em qualquer altura, bastando para tal despregá-la dos espigões.

Comece por retirar toda a mobília e desmonte as portas que abram para o interior da divisão. Coloque a alcatifa na posição aproximada, tendo logo o cuidado de a estender de modo que o correr do pêlo se afaste da janela para evitar diferenças de matiz à luz do dia.
Corte a alcatifa com uma tesoura de alfaiate ou com uma faca tipo Stanley, dando uma margem de pelo menos 4 cm a toda a volta. Enrole de novo a alcatifa, mas só até meio da divisão.
Pregue as ripas de madeira ao pavimento, paralelamente ao rodapé, dei­xando um intervalo de cerca de 1 cm entre a ripa e o rodapé. Proceda assim a toda a volta da divisão, excepto nos vãos das portas.

Se a alcatifa que vai colocar não tiver forro, será aconselhável aplicar um revestimento de base. Este poderá ser de feltro ou de espuma de látex e, colocado sob a alcatifa, torna-a mais espessa e macia, além de lhe conferir maior duração e melhorar o isolamento térmico e acústico.

Com a alcatifa enrolada, estenda, corte e ajuste o revestimento na superfície demarcada pelas ripas de madeira, trabalhando metade do pavimento de cada vez. Se este for de madeira, utilizeagrafos ou pregos; se for de betão, uti­lize uma cola adequada para fixar o revestimento.

Desenrole a alcatifa e prenda-a provisoriamente ao longo de um lado da divisão com alguns pregos a cerca de 1,5 cm da parede. Depois, começando do meio da parede oposta, estique bem a alcatifa sobre os espigões da ripa de madeira com o auxílio de um esticador de alcatifas.

Fixe as ripas com os espigões voltados para o rodapé. Coloque o revestimento até à ripa e depois a alcatifa. Com o auxilio de um esticador (em baixo), estenda a alcatifa sobre os espigões, cobrindo também o espaço entre a ripa e o rodapé.
Comprima a patinha contra a alcatifa e com o joelho dê uma pancada seca na parte almofadada para esticar a alcatifa em direcção ao rodapé. Repita várias vezes, avançando sempre até o esticador chegar ao rodapé.

Quando esse lado estiver lixado, retire os pregos com que prendeu provisoriamente a alcatifa no lado oposto. Repita o processo usando de novo o esticador e trabalhando sempre do meio da parede para os lados.

Corte a alcatifa deixando uma margem de cerca de 1 cm ao longo das duas paredes. Com o auxílio de uma cunha larga e fina e de um macete, introduza a margem da alcatifa no espaço entre a ripa de madeira e o rodapé. Repita o processo em todas as paredes.

Nos vãos das portas, a alcatifa deve ser protegida com um perfil de metal pregado ou aparafusado ao pavimento. Coloque a extremidade da alcatifa sob o rebordo do perfil e comprima bem para que a alcatifa fique bem presa.


Adicionar Comentário