Como aplicar revestimentos e painéis de madeira em paredes interiores e exteriores

Aplicam-se revestimentos de madeira no interior e no exterior das casas por razões ornamentais e para melhorar o isolamento térmico da parede revestida; no exterior, são também usados para proteger das intempéries as paredes expostas.

Revestimento de Paredes exteriores

 

O tipo de revestimento mais frequentemente utilizado em paredes exteriores é o sobreposto de madeira tratada para resistir às agressões das intempéries. As tábuas para este revestimento interligam-se por meio de esvaziados, escavados ao longo das arestas, que pela sua forma permitem que a água das chuvas escorra.
Para melhor protecção, cubra previamente a parede a revestir com uma camada de papel de construção.

Faça uma armação de ripas de madeira e fixe as tábuas às ripas horizontalmente com pregos galvanizados sem cabeça.

Trate a madeira com um dos produtos de protecção  antes de aplicar a pintura final e logo que as tábuas estejam todas fixadas. Cubra as extremidades expostas com tiras de madeira tratada a condizer, pregadas com pequenos pregos galvanizados. Finalmente, aplique tinta de óleo, verniz para exteriores ou tinta micropo-rosa.

Revestimento de Paredes interiores

 

Existem diversos materiais adequados ao revestimento de paredes interiores, alguns dos quais são também utilizados no revestimento de tectos. As coberturas de tábuas com macho e fêmea de macieira de resinosas ou de folhosas pregadas sobre ripas conferem à divisão onde são aplicadas uma aparência atraente e confortável, mas aumentam a espessura das paredes, diminuindo a área utilizável. Provavelmente, terá de fazer algumas alterações nos rodapés, arquitraves, tomadas e interruptores, Se a espessura acrescentada for aceitável, fixe ripas de madeira às paredes com pregos de aço. Depois, fixe as tábuas às ripas pregando através dos machos ou por meio de grampos metálicos especiais que se prendem no interior de cada fêmea.
Desligue a alimentação no interruptor geral e retire o fusível do circuito em causa antes de fazer alterações em interruptores ou tomadas. Desaperte os parafusos que seguram o interruptor ou tomada à caixa de montagem. Retire o interruptor ou tomada e solte o parafuso ou parafusos que seguram a caixa de montagem à parede. Introduza um pedaço de madeira atrás da caixa para a tornar saliente em relação à parede e utilize parafusos mais compridos para conseguir uma fixação segura nos mesmos furos da parede. Corte a tábua de cobertura de modo a ajustar-se rigorosamente ao contorno da caixa de montagem. Aparafuse de novo o interruptor ou tomada, coloque o fusível do circuito e ligue a electricidade.

Uma alternativa às tábuas consiste na aplicação de placas que se assemelham a painéis de madeira.
Algumas destas placas, por serem mais finas, não precisam de ser pregadas sobre ripas, podendo ser fixadas directamente na parede, que deve estar lisa, seca e limpa, com cola especial para painéis. Corte a placa à medida, depois aplique cola de contacto em faixas nas costas e nas bordas. Leve a placa até à parede, comprima-a no lugar, retire-a e deixe a cola secar durante alguns instantes. Volte então a comprimir a placa contra a parede, batendo com o punho em toda a superfície para garantir um bom contacto.

Também neste caso devem ser abertos buracos para os interruptores e tomadas. Abra-os de modo a ajustarem-se rigorosamente ao contorno do interruptor ou tomada, que continuarão salientes em relação à placa.
Se a parede for irregular ou quiser melhorar o isolamento térmico, fixe as placas sobre ripas. Para tornar o isolamento mais eficiente, encha os espaços entre as ripas com mantas de fibra de vidro antes de pregar ou colar as placas.
Os materiais em placas podem dilatar–se em atmosfera húmida, por isso corte os painéis com 1,5 cm a menos que a medida exacta em cima e em baixo para permitir a dilatação. Tape os intervalos com tiras de cobertura a condizer, feitas propositadamente para esse fim.


2 comentários

  1. Estela Naira 14 de Abril de 2014
  2. Ivonete rocha lacerda 21 de Setembro de 2016

Adicionar Comentário