Como afiar a lâmina e substituir o cabo de um Machado

Quer o seu machado seja grande ou pequeno, antigo ou novo, afie a lâmina numa pedra ele afiar a óleo antes de o usar. Utilize de preferência uma pedra que afie dos dois lados, com um grão de fabrico médio num lado e grão fino do outro.

Pouse o machado num banco ou bancada, com o gume para fora, e mantenha-o estável agarrando-o pelo cabo junto da cabeça. Utilizando primeiro a superfície de grão médio e depois a de grão fino, faça deslizar a pedra de afiar ao longo da lâmina em ângulo com o gume. Em seguida, vire a lâmina e repita o processo do outro lado.

Verifique o gume analisando-o na sua extensão: as manchas brilhantes denunciam partes ainda rombas. Continue a afiar até que todo o gume apresente um tom cinzento e pareça quase invisível. Pode também utilizar uma lima de carborundo. Fixe bem a cabeça do machado num torno. Com a lima apoiada sobre a lâmina, faça-a deslizar em direcção ao gume, levantando-a após cada passagem.

Para conseguir uma lâmina de gume realmente cortante, utilize, depois de ter afiado com a pedra de afiar ou a lima, uma pequena pedra de afiar circular, previamente oleada. Segure a pedra cuidadosamente, de forma a proteger os dedos. Afie cada face da lâmina ao longo do gume, trabalhando com a pedra em movimentos circulares e ângulo constante. Se o gume ficar com bocas ou gasto por ter sido frequentemente afiado, deve mandar desbastá-lo por um profissional.

machados

Como mudar o cabo

Um cabo solto, rachado ou partido pode ser perigoso e deve ser substituído. Comece por tirar o cabo antigo. Para isso, fixe a cabeça do machado num torno e serre o cabo junto à lâmina. Faça furos na madeira que ficou no encaixe da lâmina e utilize um formão ou uma chave de parafusos velha para a retirar.

Na maior parte, os cabos novos são fabricados com um entalhe no topo. Se comprar um cabo sem entalhe, utilize uma serra para fazer um corte no topo do cabo no sentido do comprimento. Corte uma tira fina de madeira sólida para servir de cunha. Introduza o cabo novo no encaixe da lâmina e, com o auxílio de um macete de madeira, dê pancadas até que o cabo fique bem apertado. Introduza e fixe firmemente a cunha. Serre o excesso de cunha e lixe o topo do cabo até que este fique à face com a cabeça do machado.

Para tornar o cabo ainda mais seguro, introduza uma cunha metálica, à venda nas lojas de ferragens, transversalmente a cunha de macieira. Finalmente, alise o cabo com lixa de grão fino e aplique óleo de linhaça com um pano macio.


One Response

  1. Vilmar Fossa 31 de Agosto de 2011

Adicionar Comentário