Como adicionar segurança na Casa de Banho

A casa de banho apresenta perigos para os incautos, especialmente crianças, idosos e doentes.

Sair de uma banheira é mais difícil do que entrar. Um tapete de borracha que adira ao fundo da banheira por meio de ventosas impedi-lo-á de escorregar; uma pega na parede ajudá-lo-á a equilibrar-se. Se fizer obras de beneficiação na sua casa de banho, opte pela compra de uma banheira com pegas e uma zona não escorregadia.

Quando der banho a uma criança, ponha sempre a correr a água fria antes da quente para a eventualidade de a criança cair lá dentro acidentalmente. Ao chuveiro pode adaptar um termostato automático, de modo que a água saia a uma temperatura constante.

O que fazer e não fazer na casa de banho

Instale interruptores accionados por um fio para as luzes e o calorífero de parede. Na casa de banho, os interruptores de parede são ilegais por causa do perigo de a humidade entrar neles. Limpe a água derramada no pavimento para que ninguém escorregue nela. Certifique-se de que o seu tapete de banho tem uma face aderente. Arrume os medicamentos e os produtos de limpeza num armário fechado à chave e fora do alcance das crianças. Não use utensílios eléctricos dentro da casa de banho, pois podem ficar em curto-circuito se o vapor de água se acumular dentro deles.

Uma máquina de barbear eléctrica é a única excepção, desde que tenha uma tomada especial dotada de um transformador isolador. Não instale trincos ou fechaduras na porta da casa de banho. Não misture lixívia com outros produtos de limpeza. A mistura pode produzir um gás tóxico.

Não deixe crianças pequenas sozinhas na banheira, mesmo que esta esteja vazia.

 


Adicionar Comentário