Canalização, Ruídos nos canos!

O ruído nos canos, que lhes pode causar estragos, é causado pela interrupção súbita do fluxo de água

Print Friendly, PDF & Email

O ruído nos canos, que lhes pode causar estragos, é causado pela interrupção súbita do fluxo de água (e em seguida pelo seu reestabelecimento), do que resulta uma onda de choque que se propaga ao longo da tubagem. Precisamente porque essa onda se propaga, é muitas vezes difícil descobrir o ponto de origem. Referem-se a seguir as origens mais prováveis:

 

Torneira geral de segurança

 

É a torneira utilizada para interromper o abastecimento de água a uma casa .

Se a peça de fixação vedante estiver solta do veio, poderá vibrar e dar origem aos ruídos de martelada. Portanto, todas essas peças das torneiras de segurança devem ser do chamado tipo cativo.

 

Restantes torneiras

 

Aplica-se a mesma regra das torneiras de segurança: a peça de ligação deve ser do tipo cativo.

 

Anilha gasta

 

Uma anilha gasta ou danificada pode dar origem a ruídos nos canos; verifique o seu estado.

 

Oscilação da bóia

 

A água que entra num depósito pode provocar a oscilação à superfície da bóia que controla a entrada da água .

Isto, por sua vez, leva à abertura e fecho rápidos da válvula, o que também provoca ruídos na

 

tubagem.

 

Para pôr fim a isso, compre um amortecedor, que se prende ao braço da bóia, ou improvise um. Por exemplo, poderá utilizar um copo de plástico de iogurte fixo ao braço da bóia com arame galvanizado, o qual manterá o copo abaixo do nível da água. Quando a bóia sofrer oscilações, a acção é amortecida pelo copo submerso.

 

Se falharem todos os seus esforços para eliminar o ruído, talvez a pressão da água esteja demasiado elevada. Consulte os serviços de abastecimento de água locais, que poderão instalar uma válvula de redução de pressão perto do contador.

 

Um ruído diferente, que se assemelhe mais a um silvo, pode ser provocado por uma bóia de tipo antigo. O ruído é causado pela passagem da água que se dirige ao depósito. Isso pode ser eliminado instalando uma bóia de tipo mais moderno, concebida para anular o ruído. Uma loja de artigos de canalização poderá fornecer-lhe tal bóia, quer de metal, quer de plástico.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • Sem esquecer que numa situação destes o mais recomendável é contactar um canalizador profissional e devidamente certificado. As canalizações de uma casa não podem ser alvo de ‘aprendizagem’ caso contrário podem ter danos irreparáveis.

    Empresa de Canalizadores 14 de novembro de 2010 12:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *