Calafetagem, Vedação de Soalhos, Portas e Janelas

A calafetagem é a forma mais económica e mais eficaz de conseguir o isolamento TÉRMICO da sua casa.

Janelas e portas interiores

Vede-as com fita de espuma sintética ou de borracha autocolante aplicada ao longo dos caixilhos. Existem fitas de diversas medidas, mas em portas e janelas utiliza-se principalmente a de 1 cm de largura.

Limpe os caixilhos com água quente e detergente líquido. Deixe-os secar e então corte a fita no comprimento com uma tesoura ou uma faca. Gradualmente, vá retirando a película protectora das costas da fita à medida que a for colando no lugar devido. Ajuste cuidadosamente as pontas da fita aos cantos dos caixilhos.

Também pode utilizar fita metálica ou de nylon esponjoso, sobretudo em caixilhos de janelas e portas com espaços desnivelados e em janelas de guilhotina. Dura mais tempo que a espuma ou a borracha. A fita metálica é normalmente vendida já perfurada e fornecida juntamente com as cavilhas de fixação. Corte-a no comprimento adequado com uma tesoura de cortar chapa ou uma tesoura de fins múltiplos. Aplique a fita com a borda elevada voltada para o lado oposto da janela ou porta.

Os espaços vazios em volta ou nos caixilhos de janelas e portas de batentes podem ser vedados com um vedante de borracha e silicone.

Portas interiores e exteriores

Existem várias formas de isolamento de portas e soleiras, incluindo fita de espuma de borracha, escova de nylon ou uma tira metálica.

Corte no comprimento adequado a fita auto-adesiva de espuma de borracha. Cole as tiras ao longo dos lados e da verga do caixilho da porta. A fita de escova de nylon é autocolante ou é fixa com tachas. A fita metálica é aparafusada.

Para protecção adicional, pode ser instalada na base da porta uma de escova de nylon.

Para a calafetagem de portas exteriores são geralmente necessárias duas peças: uma que é aparafusada à base da porta e outra à soleira.

Soalhos

A melhor maneira de calafetar um soalho de madeira é cobri-lo com placas de látex forte e depois com alcatifa ou revestimento de vinilo. Por vezes, basta encher os espaços vazios entre as tábuas de soalho.

Os espaços de mais de 5 mm devem ser preenchidos com finas tiras de madeira. Aplique cola de madeira a ambos os lados de cada tira e introduza-a no espaço com um maço. Deixe a tira ligeiramente saliente em relação ao soalho. Depois de a cola ter secado, aplaine. Lixe quaisquer irregularidades.

Os espaços menores podem ser preenchidos com um vedante flexível que se aplica à pistola, mas este material torna-se dispendioso se as divisões forem grandes e não pode ser pintado. Nos soalhos pintados preencha os espaços pequenos com papier-màCHé. Depois de seco, este material pode ser lixado e pintado.

Nunca tape os tijolos de ventilação externos.


Adicionar Comentário