Caixilharia de Chumbo

Uma janela de caixilharia de chumbo é constituída por pequenas vidraças montadas em caixilhos de chumbo de secção em H. Os vidros são vedados com massa.

Eis como solucionar alguns problemas que se deparam neste tipo de janelas, principalmente nas casas antigas.

A janela deixa entrar água

Assinale com um lápis os pontos por onde entra água quando chove. Quando os caixilhos estiverem secos, levante-os e raspe a massa velha. Vede os pontos que deixam entrar água com uma pequena quantidade de vedante à base de silicone. Em seguida, com a ajuda de outra pessoa que exerça pressão do lado de dentro, comprima cuidadosamente o caixilho de chumbo até ficar na posição devida.

Substituição de um vidro partido

Corte as juntas soldadas do caixilho dos dois lados do vidro, servindo-se de um formão, e levante o caixilho com a mesma ferramenta,. Tendo posto óculos de protecção e calçado luvas fortes de jardinagem, retire os pedaços do vidro partido e raspe a massa velha, limpando bem os caixilhos.

Tire as medidas exactas para o vidro novo e depois aplique nos caixilhos uma camada de vedante líquido transparente à base de silicone ou de massa para caixilhos metálicos. Ajuste o novo vidro no lugar e em seguida aperte novamente o caixilho de encontro ao vidro, como estava inicialmente, tendo o cuidado de verificar se o metal ficou bem encostado ao vidro.

Retire com uma espátula o excesso de massa antes de esta secar e seguidamente afague com lixa fina ou um disco de lixa as juntas no sítio onde as cortou.

Solde as juntas cortadas, trabalhando com um ferro de soldar não muito quente. Passe o ferro por cima das juntas, de modo a ficarem iguais às dos outros caixilhos.

Caixilhos empenados

O vento forte e o facto de se bater constantemente com uma porta (no caso dos caixilhos das portas) podem fazer que os caixilhos fiquem empenados. Solte todo o painel da respectiva moldura. Se estiver fixo com massa de vidraceiro, retire esta com um formão velho e um martelo.

Arranque com um alicate todos os pregos que prendem a vidraça. Se o painel tiver também uma moldura exterior de madeira, desaparafuse-a ou solte-a com cuidado se estiver segura com pregos.

Assente o painel numa superfície plana. Abra todas as juntas que estejam soltas e tire a massa deteriorada. Preencha os espaços vazios com vedante de silicone e depois aperte o caixilho de chumbo de encontro ao vidro. Faça este trabalho nos dois lados da janela. Deixe secar o vedante e depois coloque cuidadosamente o painel na moldura.

Diferenças de cor

Quando se substitui um vidro de cor, é possível pintar o vidro com tintas transparentes especiais que se vendem com estojos. A embalagem contém instruções pormenorizadas sobre o modo de aplicar as tintas.


Adicionar Comentário