Exaustor, como instalar numa janela um ventilador eléctrico

Os exaustores eléctricos extraem o ar para fora de uma divisão. Utilizam-se principalmente em cozinhas e casas de banho para eliminar os cheiros e o ar carregado de humidade.

Existem dois tipos básicos de exaustor — o de corrente centrífuga e o de Corrente axial. Os de corrente axial são os indicados para se montarem em janelas.

O exaustor deve ser escolhido considerando o tamanho da divisão e a capacidade de extracção do exaustor. A sua capacidade é dada em metros cúbicos por hora. Calcule o volume da sala em metros cúbicos (comprimento x largura x x altura) e multiplique o resultado pelo número de extracções de ar necessárias por hora (4-5 numa sala de estar; 10-15 numa cozinha, 15-20 numa casa de banho). Uma cozinha de 3 m de comprimento, 2 m de largura e 2,4 m de altura tem um volume de 14,4 m . Multiplique este número por 10-15 extracções de ar (144-216) e fica a saber que ela vai necessitar de um exaustor com a capacidade de 144-216 m3/h.

Instale o exaustor numa vidraça fixa e, se possível, no lado oposto à principal entrada de ar.

Não coloque o exaustor perto de um fogão ou aquecimento a gás, a não ser que estes tenham as suas próprias saídas de ar — ou então os cheiros seriam levados para dentro da sala.

O exaustor pode ser controlado pelo interruptor de parede ou por um interruptor com cordão de puxar instalado no próprio aparelho. Escolha um deste tipo para uma casa de banho. Certifique-se de que o aparelho possui uma tampa que se fecha quando o desliga.

Como montar o exaustor

Se puder, retire a janela e leve-a a um vidraceiro para este cortar o vidro à medida. Se a janela for fixa, mande cortar um novo vidro com a abertura para o exaustor e substitua o vidro.

Como ligar à corrente

Desligue o interruptor geral no quadro e tire o fusível — ou desligue o disjuntor — que protege o circuito em que vai trabalhar.

Instale uma caixa de ligação directa numa puxada da tomada ou da caixa de derivação mais próxima. Se o exaustor se destinar a uma casa de banho, a caixa de ligação directa deve ficar o mais longe possível da banheira ou chuveiro ou fora da casa de banho. Neste caso, um cabo eléctrico partirá da caixa até ao exaustor. Quando a caixa de ligação directa estiver insta­lada, torne a colocar o fusível do cir­cuito — ou a armar o disjuntor — e volte a ligar a corrente.


Adicionar Comentário