Estufas, como as manter, reparar e equipar

As estufas necessitam de uma manutenção regular e de uma vistoria completa antes do Inverno.

Print Friendly, PDF & Email

As estufas necessitam de uma manutenção regular e de uma vistoria completa antes do Inverno.

Estrutura de madeira

Verifique se há partes apodrecidas na madeira, especialmente nas juntas, pelas quais pode entrar chuva. As zonas danificadas de pequena extensão podem ser reparadas com um material epoxídico próprio para madeira. Com um formão e um macete, retire toda a madeira apodrecida quando estiver seca; em seguida, utilize um líquido próprio para tornar a madeira mais resistente antes de aplicar o material de reparação com uma espátula. Encha a zona danificada e, quando o material tiver endurecido, lixe a Superfície para que fique lisa. Tape as fissuras e fendas com betume próprio; a seguir, trate a madeira com um produto de protecção ou aplique uma tinta adequada.

A tinta brilhante comum não é ideal para estufas, pois tem tendência a descamar.

Estrutura metálica

Se a estrutura for de alumínio ou aço galvanizado, não haverá grandes problemas de corrosão, mas se for de ferro poderá criar ferrugem. Proteja os olhos com óculos de protecção e retire toda a ferrugem solta com uma escova de arame. A seguir, trate as áreas enferrujadas com um líquido antiferrugem ou uma tinta especial. Quando secar, aplique um primário seguido de uma camada de tinta brilhante ou apenas uma tinta de esmalte antiferrugem.

A película esbranquiçada que pode formar-se sobre as estruturas de alumínio é um depósito de óxido e actua como uma camada protectora. Não é necessário pintar por cima.

Substituição de vidros

O processo de fixação dos vidros em caixilhos de metal é diferente do utilizado nos de madeira. O vidro segura-se com uma espécie de grampo de mola que terá de retirar com cuidado para não o avariar, pois pode ser difícil encontrar igual. Quando tiver de substituir os vidros, tire as medidas, deduzindo 3 mm no comprimento e na largura para que o vidro não fique demasiado ajustado ao aro.

Nas estufas metálicas mais antigas, o vidro pode estar assente em massa de vidraceiro, mas o método mais moderno e simples consiste em apoiar os vidros em tiras de neoprene ou espuma de borracha. Estas não necessitam de fixação própria, pois a pressão dos grampos mantém-nas na posição devida.

Vidros sujos

Muitas vezes, os vidros ficam cobertos de bolores, o que dificulta a passagem da luz. Utilize um vaporizador para aplicar um fungicida diluído.

Como equipar uma estufa

Uma estufa pode ser equipada com determinados acessórios, como, por exemplo, uma persiana de vidro instalada nas partes laterais ou no fundo para aumentar a circulação de ar; mais sofisticadas são certas janelas de ventilação que abrem quando no interior da estufa se atinge uma determinada temperatura.

estufas

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *