Como reparar telhados planos

Excepto se tiverem sido utilizados materiais caros, o tempo de vida médio de um telhado plano isolado é entre 10 e 15 anos. Se um telhado plano isolado estiver muito danificado, não vale a pena tentar repará-lo e, nesse caso, deve cobri-lo na totalidade. No entanto, pode reparar falhas menores, prolongando a vida do telhado antes de este precisar de ser substituído. Se não actuar, mais tarde poderá ter fugas de água através da madeira, provocando o seu apodrecimento.

Reparar rachas e bolhas de ar

Necessitará de mástique betuminoso para reparar uma racha ou uma bolha de ar num telhado plano isolado. Embora bastante trabalhoso, é simples.

Primeiramente, retire quaisquer lascas soltas à volta da área danificada com uma escova. Usando uma pistola de ar quente, comece por amaciar o revestimento, se for necessário, e varra e tire o lixo, o musgo ou qualquer detrito. Com uma racha no revestimento, puxe as extremidades para trás; com uma bolha de ar, faça um corte em forma de cruz no centro da bolha e puxe as quatro secções para trás. Se algum rebordo estiver levantado, limpe a área por baixo deste.

Quando a superfície de baixo estiver seca – use uma pistola de ar quente para acelerar este processo, se for necessário -aplique mástique na área exposta e pressione as extremidades da racha, bolha de ar ou rebordo, usando um rolo de aplicar papel de parede. Se uma racha não puder ser fechada, use fita de reforço de poliéster ou fita brilhante para reforçar a reparação.

Existem alguns produtos de reparação de emergência de telhados para isolar uma fuga no telhado, mesmo que esteja molhado ou debaixo de água. Pode-se usar aerossóis de reparação instantânea em telhados húmidos (e também em tugas de algerozes); verifique as instruções do fabricante.

Se um telhado plano isolado tiver várias rachas e bolhas, ou se estiver em péssimas condições, é possível isolá-lo com uma emulsão betuminosa ou com borracha líquida impermeabilizante.

Remendar uma bolha

Escove todas as lascas de pedra reflectoras do sol e todo o lixo e detritos da área a ser reparada. Pode usar uma pistola de ar quente para amaciar o revestimento do telhado antes de o raspar.

Todo o telhado deve ser limpo com fungicida antes do tratamento para eliminar qualquer bolor. Execute as reparações, depois cubra a superfície com a emulsão ou borracha líquida, inclinando o contentor e espalhando-a com uma escova macia ou com uma vassoura. Passe com uma esponja com solvente para limpar quaisquer pingos.

Algumas emulsões betuminosas necessitam de aparelho antes do revestimento principal; todos os produtos de borracha líquida são aplicadas numa só camada e duram mais porque são flexíveis.

Reparar junções

Quando a camada de emulsão ou de borracha líquida estiver seca, volte a aplicar lascas de pedra. Use lascas novas se as antigas estiverem sujas ou tiverem perdido o brilho – o objectivo das lascas de pedra em telhados planos é mantê-los frescos ao reflectir a luz do sol.

Junções de telhado

A junção entre um telhado plano e a parede da casa tem particular tendência para sofrer danos, permitindo que a água penetre. A forma correcta de isolar esta junção é inserir fita de chumbo numa das camadas de argamassa da parede.

Se tiver sido usado um filete de argamassa para isolar a junção, ou se a fita de chumbo estiver partida, a forma mais simples de efectuar uma reparação é usar uma fita adesiva betuminosa. Escolha o tipo de fita apropriada para a tarefa que tem em mãos.

Limpe as superfícies que vão ser isoladas e aplique um aparelho antes de retirar o papel e pressionar a fita, primeiro com os dedos e depois com um rolo. Use luvas grossas quando fizer isto. A fita pode ser cortada com uma tesoura, se necessário. Coloque argamassa fresca nas junções onde a fita de chumbo se une à parede de casa.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • Parabens pela informação. Eu sou carpinteiro e gosto desta ideia.

    Antonio Silva 19 de maio de 2012 14:50 Responder
  • Gosto desta V/pág.. É muito útil.
    Podem responder-me? – É possível evitar a entrada de água numa casa antiga, tectos de madeira, apenas aplicando silicone nas telhas? Um profissional sugeriu esta ideia, que me parece bastante falivel, pois deixou de entrar água numa zona da casa e passou a entrar com mais intensidade noutra zona do tecto. Mto obrigada

    julia santos 20 de maio de 2012 15:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *