Como limpar e reparar Algeroz

Os algerozes e os tubos de descarga de uma casa são essenciais para escoar a água da chuva. No entanto, estão expostos às condições atmosféricas e têm grandes probabilidades de ficar entupidos, por isso uma manutenção regular é necessária para os manter limpos e em boas condições. Se substituir secções de um algeroz de plástico, certifique-se de que usa sempre a mesma marca.

Limpar algerozes e tubos de descarga

O Outono é a altura ideal para limpar os algerozes e as goteiras, retirar folhas, ninhos de aves, lixo e detritos em geral, para que as chuvas de Inverno possam correr livremente. Use uma colher de jardinagem ou uma ferramenta de limpeza de calhas para limpar os detritos das goteiras para um balde, que deve estar fixo à escada.

Se existir um entupimento perto do topo de um tubo de queda, use algo como um gancho de metal dobrado para o retirar. Os que ficam mais abaixo podem ser removidos usando varetas de drenagem com uma cabeça de parafuso sem-fim.

Manutenção de algerozes e tubos de descarga de ferro fundido

Os algerozes tradicionais de ferro fundido podem parecer muito bonitos, mas isto não significa que sejam incólumes.

Para começar, enferrujam, por isso necessitam de pinturas regulares para os manter com bom aspecto. No entanto, um problema mais sério é que o betume usado para vedar as junções pode secar, provocando fugas.

Para evitar as fugas menores deve pintar-se o algeroz e o interior com uma tinta betuminosa, embora uma reparação adequada signifique desaparafusar a junção e substituir o velho betume por mástique, que não endurece. Use um serrote para metais para cortar o parafuso de fixação, se este tiver enferrujado.

Depois, retire os parafusos que seguram o algeroz à cornija e levante-o. E muito pesado -não o deixe cair, porque partir-se-á, além de poder causar danos. Limpe as faces a junção, aplique o mástique e volte a colocar o algeroz, utilizando uma nova porca e um parafuso para ligar as secções.

Tubos de descarga

Uma pequena rede colocada no topo de um tubo de queda pode evitar que os pássaros façam ninhos e pode manter os detritos e as folhas do lado de fora. Se um tubo de queda ficar entupido, limpe-o com varetas de drenagem colocadas num parafuso sem-fim.

Uma racha ou fenda num algeroz de ferro fundido pode ser reparada com um kit de reparação de fibra de vidro usado na carroçaria dos carros. Aplique as folhas de fibra de vidro por cima da parte danificada e encha até ao nível do metal circundante com a massa de enchimento de resina que vem com o kit. Pode também usar fita adesiva de fibra de vidro da mesma forma para reparar tubos de descarga de ferro fundido.

Reparar algerozes de plástico

Manutenção de algerozes e tubos de descarga de plástico

Os algerozes de plástico substituíram em grande escala os de ferro fundido e são mais fáceis de reparar. São também muito mais fáceis de substituir.

As fugas nas junções entre as secções do algeroz de plástico são evitadas através de isolamentos de borracha e, se estes não resultarem, normalmente é muito fácil substituí-los. Leve o isolamento antigo à loja, tal como indicado quando comprar um de substituição. Caso contrário, experimente limpá-lo com algum sabão líquido para o tornar mais eficiente. Se houver uma fuga na parte final do algeroz, substitua o isolamento de borracha da mesma forma.

A alternativa é usar um isolamento de reparação de algeroz, disponível em cartucho para utilizar com uma pistola de calafetagem, comprimindo-o na junção para formar um isolamento. Também existe à venda fita adesiva de reparação de algerozes para vedar rachas em algerozes de plástico e cobrir pequenas fendas em calhas e em tubos de descarga.

Quando separar e voltar a unir as secções do algeroz, tenha em atenção que alguns tipos encaixam nos seus suportes, enquanto outros possuem entalhes perto das extremidades dos algerozes para levar clips.

Reparar suportes de algerozes

Se um algeroz estiver descaído, a causa mais provável é uma falha nos parafusos que fixam os suportes. Retire primeiro a secção do algeroz acima do suporte danificado.

Se os parafusos se soltaram, pode ser possível aparafusá-los, substituindo-os talvez por parafusos mais compridos ou mais largos, mudar os suportes ligeiramente para um lado e fazer novos furos na cornija para os parafusos dos suportes. Um suporte de ascensão e queda é ajustável em altura e por isso permite a correcção de algerozes descaídos sem necessidade de os retirar.


Adicionar Comentário