Como intruduzir parafusos e pregar pregos

Introduzir parafusos

Os parafusos têm uma rosca que necessita de ser enterrada em qualquer coisa, de modo a ficarem fixos. Existe à venda no mercado uma enorme variedade de parafusos, com roscas diferentes consoante os materiais utilizados. Os peritos, com toda a razão, recusar-se-iam a generalizar; numa situação em que têm de suportar bastante peso, utilizar o parafuso errado poderia ser perigoso. Contudo, é possível encontrar parafusos robustos e de boa qualidade que podem ser utilizados na maioria dos trabalhos, mas terá de pedir ajuda para poder identificá-los.

Aparafusar sobre madeira é relativamente fácil. A rosca do parafuso
introduz-se no furo feito à sua medida, onde se mantém cómoda e firmemente. Alguns parafusos têm uma ponta aguçada e roscas especiais para serem aparafusados directamente à madeira, mas um furo-guia ajudará a colocá-los com uma maior facilidade e precisão. Tente utilizar parafusos Philips, pois a chave Philips é mais fácil de controlar. Mantenha sempre a chave num ângulo de 90 graus relativamente à superfície, para garantir que o parafuso entra direito.

Ao colocar parafusos nas paredes, certifique-se de que eles entram na bucha e não em qualquer dos lados desta. Se um parafuso não apertar completamente, isso significa que pode ser demasiado curto ou fino para o buraco, que o buraco talvez não lhe esteja a fornecer uma superfície onde se agarrar, que o material pode ser demasiado mole ou excessivamente rijo, ou ainda que a bucha não tem o comprimento adequado.

Pregar pregos

Fixe o prego, colocando-o sobre o local onde vai ser pregado e dando-lhe pequenas pancadas até ficar suficientemente introduzido para não se mover, de modo a poder depois martelá-lo vigorosamente sem danificar o seu polegar. No caso dos pregos muito curtos ou tachas, em que não há espaço para os dedos, introduza-os num pequeno quadrado de cartolina, que ajudará a mantê-los direitos e pode ser rasgada quando o prego já estiver introduzido na parede.


Adicionar Comentário