Como instalar uma persiana

As persianas Além de oferecerem um certo isolamento contra o frio, no Inverno, e contra o sol, no Verão, as persianas atenuam os ruídos do exterior, protegem a casa dos olhares indiscretos e constituem, inclusive, uma primeira protecção contra os assaltos.

As persianas são normalmente vendidas em conjuntos para montar, que incluem a caixa (onde a persiana é enrolada), o mecanismo de enrolar e os acessórios para a fixação. Por vezes, as calhas laterais, as lâminas e a lâmina inferior são vendidas em separado. Se adquirir a persiana por peças terá, provavelmente, de serrar os componentes para obter as dimensões adequadas. Também existe a possibilidade de encomendar os diversos elementos ao fabricante. Claro está, neste caso terá de ter em conta o prazo de entrega (informe-se no momento de fazer o pedido).

Como fazer a instalação de uma persiana

A instalação de uma persiana é relativamente simples. Existem três possibilidades:

  • Persiana no vão da janela: tem o inconveniente de reduzir a abertura da janela, o que faz com que haja uma ligeira perda de luz no interior da habitação;
  • Persiana parcialmente no vão da janela: neste caso, a caixa da persiana fica na parede exterior, enquanto que as calhas laterais são fixadas no vão da janela;
  • persiana na parte exterior da janela: esta forma de instalação permite evitar as perdas de luz, mas, em contrapartida, é a que acarreta uma maior modificação da fa¬chada do edifício.

Instalação da persiana no vão da janela

Escolha uma caixa da medida do vão ou um pouco mais larga. Neste caso, serre–a, utilizando uma serra para metais, de forma a adaptá-la à dimensão desejada.
A seguir, encaixe a chapa de protecção da extremidade.
Exemplo: instalação de uma persiana numa janela de 200 x 170 cm. Se a caixa tiver, por exemplo, 220 centímetros, serre-a com 199,5 (para deixar uma folga de 0,5 centímetro). Se o eixo de enrolamento não for telescópico (com a possibilidade de se alargar ou encurtar, conforme as necessidades), terá de o serrar também à medida adequada. Uma vez ajustadas as dimensões, fixe o eixo com um parafuso.

Instalação da persiana na parte exterior da janela

Neste caso, a largura das lâminas deve corresponder à largura do vão da janela, mais a profundidade das calhas laterais. Deixe 0,5 centímetro de folga, para que a persiana deslize facilmente. A altura das calhas deve corresponder à altura da janela mais a altura da caixa.


Adicionar Comentário