Como fixar prateleiras

Existem muitos tipos e sistemas de prateleiras. Por esse motivo, vale a pena, antes de as adquirir, ponderar sobre a finalidade a que se destinam: se para fins decorativos, se meramente funcionais. As prateleiras mais simples consistem em tábuas assentes sobre esquadros. Antes de começar o trabalho, decida a largura das prateleiras de acordo com a utilização que lhes vai dar. O material de mais fácil utilização é o aglomerado de madeira com revestimento de folheado de madeira ou de fórmica. Um dos sistemas mais vulgarizados de colocação de prateleiras, pela sua flexibilidade e facilidade de montagem, consiste na fixação à parede de calhas metálicas onde são encaixados, à altura desejada, que servem de suporte às prateleiras.

Um outro sistema de prateleiras utiliza ilhargas com travessas de madeira ou metal às quais as prateleiras se apoiam por meio de varões metálicos enganchados entre as travessas das ilhargas. Encontra à venda no mercado conjuntos completos, com prateleiras e varões. As ilhargas ficam encostadas à parede, formando com ela um ângulo recto, e podem ser reforçadas transversalmente ou fixas com parafusos, se necessário. Regule a altura das prateleiras, deixando entre elas um maior ou menor número de travessas. Se resolver colocar prateleiras num nicho, fixe ripas de madeira às paredes laterais. Utilize parafusos de cabeça de embeber com buchas na parede, e com um nível de bolha de ar verifique se os suportes estão perfeitamente horizontais. As prateleiras podem ficar simplesmente assentes nos suportes, mas, para maior segurança, fixe-as às ripas com pregos de cabeça de embeber e tape os furos com betume para madeira. Pode também fixar as prateleiras às ripas com pequenas chapas metálicas. Com um formão, corte na ripa rebaixos com o contorno e a espessura das chapas. Aplique as chapas, que devem ficar à face do encaixe, depois a prateleira e proceda à fixação. Lima prateleira não precisa de suporte adicional se não tiver mais de 1 m de comprimento. Se for mais comprida, cole e aparafuse ao rebordo da frente uma ripa de reforço, revestida de forma a condizer com a prateleira. Pode igualmente colocar prateleiras em nichos utilizando o sistema de cantoneiras metálicas, de suporte ou de encaixe, à venda nas lojas de ferragens. Se as prateleiras no nicho forem uma solução provisória, pode assentá-las em pilhas de tijolos, pintados com uma tinta texturada.

Prateleiras de armários

Os armários de parede têm frequentemente as prateleiras muito afastadas, desperdiçando-se assim muito espaço útil. Aproveite esse espaço instalando no armário prateleiras suplementares de aglomerado de madeira revestido. Corte dois suportes verticais de aglomerado com a largura da prateleira e a altura pretendida, menos a espessura da prateleira. Cole e aparafuse a prateleira aos dois suportes verticais e introduza o conjunto no armário.


Adicionar Comentário