Como fazer uma tapeçaria com agulha

A tapeçaria feita com agulha é uma forma de bordado que se executa sobre um tecido especial chamado talagarça. Nesta, os fios da trama e os da teia são entrelaçados de maneira a deixar aberturas igualmente espaçadas, aberturas estas que têm o nome de malhas. As intersecções dos fios denominam-se cruzamentos.
Seja qual for o ponto de tapeçaria que se vai executar, o fio ou linha com que se trabalha só podem ser dirigidos em duas direcções: paralelamente aos fios da talagarça ou em diagonal, por cima dos cruzamentos. Bastantes pontos de tapeçaria são trabalhados numa só e mesma direcção; outros trabalham-se em diferentes direcções e até se podem entrecruzar.
O comprimento dos pomos depende de dois factores: primeiro, o tipo de ponto escolhido (alguns pontos não abrangem senão um fio ou um cruzamento da talagarça, mas outros abrangem dois ou mais); segundo, o comprimento do ponto depende igualmente do tamanho das malhas (quadrados abertos) sobre as quais o ponto é executado.
Nas talagarças que existem no mercado, o seu número corresponde ao número de fios abrangido por 5 cm. Existem diferentes medidas de talagarça; estas dividem-se, geralmente, em dois grupos: finas e grossas. Uma talagarça fina tem pelo menos 32 cm, uma grossa tem menos. Assim, cada ponto executado sobre uma talagarça fina será mais pequeno do que o mesmo ponto executado sobre uma grossa; de um modo geral, pode dizer-se que, quanto mais grossa é a talagarça utilizada, mais espesso deverá ser o fio.
A agulha indicada para este tipo de trabalho é a agulha de tapeçaria. O seu bico redondo não perfura os fios da talagarça, e o fundo, bastante largo, permite que mesmo os fios relativamente espessos passem nele com facilidade e sem ficarem danificados.
esscolha a agulha conforme a grossura da talagarça, lembrando-se de que ela deve passar facilmente através das malhas sem lhes causar qualquer deformação.


2 comentários

  1. Josiane Lopes 27 de Setembro de 2012
  2. Rafael Silva 29 de Outubro de 2012

Adicionar Comentário