Como fazer reparações em mesas

Mesmo o uso normal pode, com o passar do tempo, danificar uma mesa. Certas reparações são fáceis de fazer, mas se se tratar de uma peça antiga, entregue-a aos cuidados de um especialista.

Pernas desniveladas. Certifique-se de que a irregularidade reside na mesa, e não no pavimento. Poderá verifica-lo colocando a mesa em diferentes zonas do pavimento. Quando tiver a certeza de que a mesa está defeituosa, coloque-a numa superfície verdadeiramente plana, como, por exemplo, uma placa de contraplacado grosso.

Coloque pequenos calços de madeira sob a perna ou pernas mais curtas até que a mesa deixe de oscilar e fique nivelada. Nesta altura, utilize um compasso encostando a ponta de metal ao chão e abrindo o compasso de modo que o bico com lápis toque na perna da mesa precisamente acima do ponto onde se encontra a parte mais alta dos calços. Marque as quatro pernas com o lápis do compasso, mantendo sempre a ponta de metal no chão.

Serre cuidadosamente o excedente de cada uma das pernas, utilizando um serrote de costas de dentes finos — v. serras v. serrar. Alise com uma lixa fina. A mesa estará agora firme nas quatro pernas.

– Pernas a abanar. Observe a fixação das pernas. Aperte as porcas ou os parafusos soltos. Onde existirem junções simples, desmanche as que estiverem soltas, utilizando um maço de madeira ou um martelo de borracha; limpe a cola velha com um formão e em seguida volte a colar, fazendo pressão nas juntas enquanto a cola seca.

Para reforçar as juntas, utilize placas de canto de metal. Coloque a placa encaixando as suas extremidades em ranhuras feitas com um formão ou um serrote em cada uma das peças de madeira. Logo que tiver determinado a posição da placa, retire-a e aparafuse no canto o parafuso especial que a acompanha, de modo que, depois de colocada a placa, a rosca sobressaia através do orifício daquela. Aperte com uma porca de orelhas.

– Junções frouxas. Utilize um maço ou um martelo de borracha para soltar qualquer junção feita com cavilhas.

Utilize um formão e lixa para limpar toda a cola velha das cavilhas e dos furos em que entram. Se ficar algum pedaço de uma cavilha partida dentro de um furo, utilize uma broca para desobstruir esse furo. Prepare novas cavilhas e aplique-lhes cola para madeira. Com um martelo, una as juntas, colocando um pedaço de cartão prensado entre o martelo e a madeira para evitar danificar esta; em seguida, aperte com um grampo até que a cola seque. Limpe o excedente de cola antes que seque.

– Pernas rachadas. As fendas podem ocorrer em pernas de mesas nas quais se aplicaram rodízios. Retire OS rodízios e respectivos encaixes, se os tiverem, e alargue a fenda com uma lâmina de formão, de maneira a poder injectar cola de madeira para o interior. Utilize cola em abundância e em seguida coloque um grampo para unir as duas partes; limpe o excesso de cola enquanto estiver húmida. Quando estiver seca, limpe o furo e volte a colocar o rodízio e o respectivo encaixe, se o tiver.

Se a fixação do rodízio for por meio de pequenos parafusos, alguns poderão ter lascado a perna; faça a reparação como se indicou, enchendo em seguida os furos dos parafusos com buchas de madeira. Abra novos furos com um berbequim antes de aparaíusar novamente o rodízio à perna.

– Dobradiças para abas. A madeira pode fender ao longo da linha em que a dobradiça está aparafusada, talvez, devido a pressão excessiva na aba da mesa. Retire a aba e as dobradiças; alargue a fenda com um formão e deite cola de madeira. Una com um grampo até que a cola seque. Encha os furos dos parafusos com pequenas buchas cónicas de madeira, nas quais pôs cola antes de introduzir nos furos. Quando a cola estiver seca, corte ou serre a parte das buchas que sobressai da superfície. Coloque a dobradiça ou dobradiças na posição devida e, com um furador, marque as posições dos novos furos para os parafusos. Volte a aparaíusar as dobradiças na posição devida.

– Aba descaída. Quando uma aba não estiver ao mesmo nível do tampo da mesa, volte esta de pernas para o ar e verifique se os suportes da alia estão firmemente aparafusados no lugar. Os suportes devem tocar levemente a aba. Se assim não acontecer, prepare pequenas lascas de madeira e cole-as debaixo da aba ou sobre os suportes, de modo a não deixar qualquer intervalo entre o suporte e a aba. Se a mesa tiver suportes metálicos, uma reparação alternativa será aliviar os parafusos que seguram os suportes e introduzir uma pequena cunha sob o suporte antes de voltar a apertar os parafusos.


Adicionar Comentário