Como fazer reparação de tapetes

  • on 16 de maio de 2011
  • Likes!

Experimente remendar em casa as pequenas zonas puídas e os buracos de queimaduras, geralmente provocados por cigarros, que prejudicam a aparência e diminuem a vida útil dos seus tapetes. Verá que se trata de uma reparação fácil de executar, especialmente se tiver guardado restos do tapete ou da alcatifa, e que o seu tapete recupera quase inteiramente o aspecto inicial e dura muito mais tempo.
No entanto, se se trata de um tapete antigo ou valioso, é preferível recorrer a uma casa especializada neste tipo de reparações.
Buracos de queimaduras. Com uma laca bem afiada ou uma lâmina, retire as fibras queimadas que existam, a fim de expor o material de base. De um resto que tenha guardado ou de um ponto oculto do tapete, corte a quantidade suficiente de tufos para encher o buraco. Se se tratar de um tapete com motivos, corte os tufos de cor condizente com a zona a reparar.
Aplique no fundo do buraco, sobre o material de base, e nas pontas dos tufos um pouco de cola de látex adequada. Depois, introduza os tufos no buraco e deixe secar. Apare, se necessário, e escove para misturar o pêlo.

Zonas desgastadas:
Se o pêlo for entretecido no suporte, volte o tapete ao contrário e pelo avesso marque um quadrado sobre a zona danificada.
Revista o quadrado marcado e ainda uma margem de 2,5 cm a toda a volta com cola de látex e esfregue com um trapo ou o dedo para que a cola penetre bem no suporte, evitando assim que o tapete se desfie ao ser cortado. Colo¬que em seguida um pedaço de madeira debaixo da zona danificada, no lado do pêlo, e corte o quadrado marcado ser-vindo-se de uma faca bem afiada.
Cubra o quadrado cortado no suporte com tiras de fita de acabamento para tapetes de cânhamo ou juta, sobrepondo as beiras em cerca de 5 cm.
Utilize o quadrado cortado como molde para cortar outro quadrado de um resto de tapete ou de uma parte que fique por baixo de um móvel pesado e baixo para ocultar o corte. Certifique-se de que o pêlo dos dois cortes corre na mesma direcção.
Aplique uma camada de cola nas costas e nas bordas do quadrado agora cortado, com cuidado para não atingir os tufos. Comprima firmemente o quadrado contra as tiras de fita de acabamento. Com um martelo, bata nas bordas com pancadas leves para que o remendo fique nivelado.
Se o tapete tiver uma base de espuma, corte a zona danificada pelo lado do pêlo. Utilize um resto de tapete guardado para cortar um quadrado ligeiramente maior que a zona danificada e, provisoriamente, pregue-o no lugar com tachas para tapar o buraco.
Em seguida, corte com toda a exactidão o remendo e o tapete subjacente. Retire as tachas, o remendo novo e o pedaço de tapete estragado. Vire o tapete e pelo avesso tape o buraco com tiras de fita adesiva. Volte de novo o tapete com o direito para cima, coloque o remendo no lugar sobre a fita adesiva e faça pressão. Para nivelar, martele ligeiramente as bordas.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Bricolage

Comentários

  • Qual a melhor cola para tapete que esta punindo, eu uso só a cola ou posso revesti de tecido de algodão cru. Ou se a cola emborrachada é o suficiente. obg.

    Beth Oliveira 24 de setembro de 2014 22:37 Responder
  • meu tapete não é velho,mas esta soltanto farelos da parte de trás,como posso reparar?

    Elaine Santos 12 de dezembro de 2014 15:52 Responder
  • oque fazer com os tapetes aqui de casa estão esfarelando e tenho idoso bronquite me ajude ñ posso troca-los agora obrigada

    abigail 30 de dezembro de 2014 20:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *