Como aplicar azulejos

O mais difícil é corta-los para se ajustarem em torno de objetos e nos cantos. Adquirir um buril a um preço bastante acessível e alguns conselhos facilitarão a tarefa.

Técnicas de aplicação simples

Para salpicadores ou pequenos painéis escolha uma profundidade, com base no número total de azulejos, para não ter de cortar a fileira inferior. Faça as marcações da primeira fileira horizontal, utilizando um nível de bolha. Fixe ripas de madeira ao longo das partes lateral e inferior a servir de armação.
Aplique a cola ou pasta na parede utilizando uma espátula dentada. Não faça uma camada com mais de 1 metro quadrado de cada vez, para evitar que a cola seque. Posicione o primeiro azulejo no canto formado pelas duas ripas de madeira, se as estiver a utilizar.

Comece sempre por um azulejo inteiro. Pressione-o sobre a cola, até estar firme. Utilizando separadores, continue a trabalhar em fileiras, acrescentando mais cola se necessário e removendo o excedente com uma esponja húmida. Deixe secar durante 12 horas e remova as ripas. Termine, colocando os azulejos cortados das extremidades. Certifique-se de que os separadores ficam ao nível da superfície, caso contrário ficarão salientes quando aplicar a pasta de cimento.

Cuidado com os espaços

A pasta de cimento de cor diferente dá um efeito inesperado. Cinzento com azulejos brancos, ou vice-versa, para um aspeto mais subtil. A, mesma cor faz os espaços “desaparecerem” e uma cor contrastante dá um aspeto mais ousado.

Teoria da cor

Utilize duas tonalidades muito próximas, alternando as fileiras ou num padrão axadrezado. Os artesanais fornecem uma maravilhosa mistura de cores – procure os amarelos provençais e azulejos marroquim turquesa forte.

Glória refletida
Azulejos espelhados em casas de banho, ou num painel ou faixa estreita de um quarto. Reflita a luz para um corredor escuro, com; um painel de azulejos espelhados estrategicamente colocado.

Dar forma
Os azulejos retangulares são bastante elegantes. Utilize-os longitudinalmente, ou tente colocá-los em diferentes direções para conseguir um efeito completamente diferente.

Controlo de guarnições ou frisos
Coloque uma fileira de cor contrastante ou texturado no topo e partes laterais de um painel. Os azulejos rectangulares estreitos, com cores lisas, são elegantes e uma única fileira de azulejos de dimensões reduzidas da mesma cor parecerá um friso.

Falar de mesas
Torne uma mesa sem interesse ou o topo de um armário mais alegres com um tampo inteligentemente colorido (utilize uma cola e pasta de cimento maleáveis). Coloque uma coleção de azulejos soltos no centro de uma mesa de jantar.

Misturas
Seja ousada e misture cores e padrões. Utilize azulejos rachados ou velhos que encontrar, para fornecer um elemento surpresa a paredes lisas ou criar uma parede semelhante a uma manta de retalhos.

Azulejos dos bordos
Aplique os azulejos dos bordos quando já tiver colocado todos os outros e marque-os individualmente. Para calcular o tamanho coloque um azulejo, com o avesso voltado para si, sobre o azulejo adjacente e encoste-o à extremidade da parede ou do rodapé. Marque a linha de corte ao longo do bordo do azulejo, sem se esquecer de dar uma margem para o espaço vazio entre azulejos. Espalhe pasta ou cola na parte de trás de cada um dos azulejos cortados e, fazendo pressão, coloque-o no respectivo lugar.

Aplicar a pasta de cimento
Deixe secar 24 horas. Utilizando uma espátula de ladrilhador ou uma esponja rija, espalhe a pasta de cimento passe um palito em cada junta para que a pasta fique bem acamada. Limpe a pasta da superfície dos azulejos com uma esponja húmida e depois de seca pode polir os azulejos com um pano seco.

Acabamento
Se não tiver utilizado azulejos com bordos arredondados espalhe a pasta de cimento em torno de extremidades expostas, para que a união dos mesmos com a superfície da parede seja perfeita.

Aplicar mosaicos de cerâmica
Vendidos em painéis sobre tela, ou sobre um papel que é removido após a aplicação. Utilize a mesma cola e pasta de cimento dos azulejos, mas certifique-se de que o espaço vazio entre cada painel é igual ao espaço entre azulejos individuais. Para se certificar de que os mosaicos se encontram bem acamados exerça pressão com um pedaço de cartão prensado forrado com um material macio como, por exemplo, alcatifa, e dê umas pancadas ligeiras com a ajuda de um maço. Preencha as extremidades cortando tiras ou mosaicos.

Tapar espaços vazios e bordos

Se os azulejos estiverem imediatamente acima de um lava-loiças, lavatório ou banheira, deve utilizar silicone ou mástique. Antes da aplicação, verifique se a superfície está bem seca. Esprema um fio de silicone uniforme sobre toda a junta. A mão e a pressão devem ser firmes e deve isolar toda a área. Um pedaço de fita ajudará a obter um bordo uniforme. Para tornar a superfície macia mergulhe um dedo numa solução de água e sabão (50/50) e passe-o por cima da linha de silicone.
Em torno de interruptores
Aplique os azulejos dos bordos no fim e marque cada um deles individualmente. Para calcular o tamanho coloque um azulejo, com o avesso voltado para si, sobre o adjacente e encostado ao bordo da parede ou rodapé. Trace uma linha ao longo do bordo do azulejo, sem se esquecer de deixar uma margem para o espaço vazio entre azulejos. Espalhe cola nas costas de cada azulejo cortado e pressione.


6 comentários

  1. rui 3 de Agosto de 2011
  2. Raquel Marques Pereira 1 de Março de 2012
  3. Amuen de Sena 30 de Agosto de 2012
  4. Amuen de Sena 30 de Agosto de 2012
  5. Jurandir Guerreiro 26 de Agosto de 2014
  6. Rita Guerreiro 26 de Agosto de 2014

Adicionar Comentário