Massagem, um habito relaxante para todo o corpo

Uma massagem suave ajuda o corpo a relaxar e proporciona uma sensação agradável. Quando aplicar uma massagem, certifique-se de que também está relaxado. 

De outro modo, a tensão do seu corpo tornar-lhe-á difícil libertar a tensão do corpo de quem recebe a massagem.

Tire tudo quanto possa magoar a pessoa a quem vai fazer a massagem, anéis, relógio de pulso ou pulseiras, e veja se as suas unhas estão curtas e aparadas. Antes de começar, certifique-se de que o compartimento está quente e a iluminação reduzida.

Faça a pessoa a quem vai dar a massagem, que deve estar nua ou vestir apenas roupa interior, deitar-se de barriga para cima sobre uma superfície firme e almofadada, por exemplo um tapete estendido no chão ou uma mesa tapada com um cobertor. Não use a cama, pois o colchão, ao «dar de si», absorverá a maior parte da pressão. Se empregar óleo para bebé ou óleo vegetal para a massagem, aqueça-o primeiro nas suas mãos. Não massaje de modo nenhum a parte da frente do pescoço. Nunca exerça demasiada pressão no fundo das costas nem no estômago, nem aplique pressão directamente sobre a coluna vertebral.

Massagem na parte de cima do corpo

Comece por tamborilar ao de leve no rosto com as pontas dos dedos, partindo do centro pata os lados e terminando com movimentos circulares nas têmporas. Massaje as faces e o maxilar. Ao longo das sobrancelhas, faça pressão e alivie várias vezes. Com as pontas dos dedos, massaje o couro cabeludo com força suficiente para fazer mover a pele.

Depois, segure-lhe a cabeça, enquanto com os dedos trabalha os músculos do pescoço. Com suavidade, ponha-lhe a cabeça para baixo e, com uma mão em cada ombro, empurre em direcção aos pés. Manipule, amassando, os músculos que correm ao longo da parte superior do ombro. Esta técnica proporciona um bom eleito relaxante.

O torso

Pouse as suas mãos, de palmas para baixo e polegares unidos, com a parte posterior das palmas mesmo abaixo da clavícula de quem recebe a massagem. Faça deslizar as mãos para baixo, aplicando pressão média sobre o peito e menos pressão sobre o estômago.

Em seguida, coloque as mãos, com os dedos para baixo, num dos lados do corpo e puxe-lhe os músculos para cima, alternando as mãos e aplicando movimentos de amassamento ao longo de toda a parte lateral. Repita do outro lado. Finalmente, trabalhe a parte de cima do peito com as pontas dos dedos.

Braços, mãos e pernas

Segure-lhe o pulso com as duas mãos e aplique um movimento firme e deslizante na direcção da axila; leve a mão que ficou por cima até ao ombro. Com ambas as mãos, puxe com força para baixo, ao longo dos lados do braço e por cima dos dedos.

Com o cotovelo de quem recebe a massagem dobrado e apoiado na superfície onde está deitado, rodeie-lhe o pulso com as mãos e puxe até ao cotovelo. Volte para trás sem aplicar pressão.

Com o cotovelo na mesma posição, massaje a parte interna do antebraço com os polegares. Coloque-lhe a mão sobre o seu ombro e aplique a mesma técnica ao braço. Finalmente, agarre-lhe o braço com ambas as mãos e torça-as vigorosamente para trás e para diante ao longo de todo o comprimento. Repita o processo no outro lado.

Massaje a palma de cada mão com os nós dos dedos. Trabalhe as costas da mão e depois a frente com os polegares. Torça suavemente cada um dos dedos, dobrando-os ligeiramente para trás e para a frente, enquanto os massaja da base ao topo.

Faça para as pernas a mesma série de movimentos utilizada para os braços, massajando primeiro de baixo para cima e de novo para baixo a perna inteira, trabalhando em seguida para cima a coxa e depois a perna.

Segurando o joelho com as suas mãos, siga com os polegares o sulco à volta da rótula. Dê pancadinhas leves na rótula com as pontas dos dedos. Depois, aplique movimentos circulares aos lados do osso. Torça as pernas como fez com os braços e trabalhe os pés como procedeu com as mãos, aplicando mais pressão nos calcanhares.

massagem-de-relaxamento

As costas

A pessoa deve agora deitar-se de barriga para baixo, com a cabeça de lado. Faça movimentos de amassamento nas nádegas; depois, torça os nós dos seus dedos indicadores nas concavidades de cada lado. Faça vibrar toda a área com a parte posterior das palmas das suas mãos.

Aplique um movimento longo e deslizante ao longo das costas, em seguida trabalhe com os polegares os sulcos de cada lado da coluna vertebral. Ao voltar para trás, enterre as pontas dos seus dedos indicador e médio bem fundo nos sulcos. Massaje com movimentos de amassamento os músculos da parte superior das costas e depois esfregue as mãos energicamente sobre elas.

A seguir, deslize as pontas dos dedos sobre todo o corpo e faça batimentos nos músculos com a borda das mãos. Termine a massagem aflorando todo o corpo com as pontas dos dedos.


Adicionar Comentário