Cuidados com o rosto

Proteja a sua pele impondo-se um programa diário de cuidados com o rosto que inclua a limpeza, seguida de tonificação, todas as noites e todas as manhãs; a aplicação de um creme hidratante ou nutritivo (conforme o seu tipo de pele e a sua idade) à noite, e de uma base hidratante para protecção durante o dia.
Como alternativa ao creme ou leite de limpeza, pode lavar o rosto com um sabonete de boa qualidade ou ainda uma emulsão ou espuma que retira com água, desde que esta não seja excessiva-mente calcária. Seque imediatamente a pele com uma toalha limpa e macia.
Para uma limpeza em profundidade, aplique uma vez por semana um creme esfoliante de boa marca, que retira as células monas da pele, Siga rigorosa¬mente as instruções para obter o melhor efeito.

Limpeza: Retire sempre a maquilhagem à noite. Comece por limpar cuidadosamente os olhos com um pedaço de algodão embebido numa loção ou leite desmaquilhante para os olhos. Espalhe generosamente por todo o rosto e pescoço um creme ou leite de limpeza em suaves movimentos ascendentes, desde o pescoço até à testa. Remova o creme com lenços de papel macios, um toalhete turco ou algodão ligeiramente humedecidos, começando mais uma vez no pescoço e subindo gradualmente.
Tonificação: Retirado o creme de limpeza, aplique um tónico para fazer desaparecer quaisquer resíduos de sujidade, maquilhagem ou do próprio creme desmaquilhante. Escolha um tónico de boa marca adequado ao seu tipo de pele. No entanto, poderá utilizar para o mesmo efeito água de rosas ou soro fisiológico, à venda nas farmácias.
Embeba ligeiramente um pedaço de algodão no tónico e passe-o por todo o rosto com suavidade. Comece pela testa e pelas faces, continue pela zona em redor do nariz e, finalmente, pelo queixo.

Um plano de acção para uma limpeza perfeita:
1. Retire o rimmel com um cotonete embebido em loção ou leite
2. Retire a sombra com suavidade, usando algodão humedecido com loção ou leite desmaquilhante para os olhos.
3. Espalhe bem o creme ou leite de limpeza na pele, começando na base do pescoço em movimentos ascendentes.
4. Remova o creme de limpeza com lenços de papel macios, um toalhete turco ou algodão ligeiramente humedecidos.
5. Depois de retirar o creme, passe o Iónico embebido num algodão.
6. Com as pontas dos dedos, espalhe levemente um creme hidratante ou nutritivo, conforme o seu tipo de pele. sobre todo o rosto.
7. Com os dedos médios de ambas as mãos. massage suavemente as zonas do queixo ao longo dos maxilares e em torno da boca.

Hidratação:
A exposição ao vento, ao frio e ao sol, bem como a permanência em lugares muito aquecidos ou com ar condicionado, retira humidade natural à pele, provocando secura e até descamação. Depois de limpar e tonificar o rosto e o pescoço à noite, aplique um creme hidratante ou nutritivo adaptado ao seu tipo de pele e à sua idade. Espalhe, em movimentos suaves, a partir da testa até ao pescoço. Com pancadinhas leves, aplique um creme especial para a zona em volta dos olhos.
De manhã, depois da limpeza e tonificação, deve aplicar um creme de protecção hidratante, que servirá de base à maquilhagem.

Máscaras:
Um tratamento ocasional com uma máscara poderá ter um efeito muito benéfico sobre a sua pele, solucionando problemas específicos. Com efeito, existem máscaras hidratantes, revitalizantes, de limpeza em profundidade, dessensibilizantes, etc.. que poderá aplicar em casa depois de consultar uma esteticista.
Antes de aplicar uma máscara de beleza, deve limpar muito bem a pele, quer esteja maquilhada ou não. Proteja a raiz dos cabelos com uma fita ou um lenço. Em princípio, não deve aplicar a máscara à volta dos olhos nem em redor da boca. Mas, em contrapartida, deve aplicá-la sobre o pescoço.
Para uma máscara ter um efeito relaxante, estenda-se sobre a cama ou sofá e aplique sobre os olhos dois algodões embebidos em chá preto ou camomila. Respeite o tempo que a máscara exige para conseguir o objectivo em vista. Se necessário, use um despertador para não se preocupar com as horas.
Retire a máscara com água, tonifique e ponha o seu creme habitual, pois a pele estará muito receptiva. Finalmente, se puder, evite maquilhar-se logo a seguir.


Adicionar Comentário