Como evitar rugas prematuras e pele flácida

As rugas no rosto surgem naturalmente com o passar dos anos, mas nas pessoas de pele clara aparecem, em geral, mais cedo do que nas de pele morena.
As rugas surgem primeiramente em redor dos olhos, sobre o lábio superior e no pescoço. Os cremes podem hidratar e conferir uma certa elasticidade à pele, mas os seus efeitos não evitam o processo natural de envelhecimento — v. ROSTO, CUIDADOS COM o. No entanto, é possível eliminar as rugas por períodos mais longos recorrendo à CIRURGIA ESTÉTICA, ao peeling químico e a injecções de colagénio, técnicas que só deverão ser executadas por médicos especializados de reconhecida competência.
Como adiar o aparecimento das rugas. Tendo embora consciência de que a pele terá sempre a sua idade, não descure os cuidados diários a ter com 0 seu rosto e o seu corpo; mantenha uma boa saúde através de um regime alimentar equilibrado e exercícios físicos adequados e tenha presente algumas medidas de bom senso:
• Evite o sol tanto quanto possível.
• Evite fumar, o tabaco parece estar relacionado com o aparecimento prematuro de rugas, em parte porque reduz a circulação periférica.
• Use óculos ou lentes de contacto se tiver problemas de visão. Use óculos de sol quando estiver junto da água, na praia ou a esquiar para evitar a formação de pés-de-galinha.
• Evite perder peso demasiado depressa ou engordar e emagrecer constantemente (v. DIETAS), pois as oscilações de peso podem tornar a pele flácida.
• Cuide dos dentes para que a sua extracção não afecte a forma do rosto.
• Evite o stress; o hábito de contrair os músculos faciais devido ao stress pode dar origem a rugas prematuras. De vez em quando, pare durante uns momentos para descontrair os músculos faciais — faça-o todos os dias e por rotina.
• Evite franzir a testa. Evite ainda sentar–se com o queixo apoiado na mão (deslocando o rosto da posição natural) e esfregar os olhos (o que pode distender a pele sensível em redor dos olhos).


Adicionar Comentário