Colorar o cabelo, até em casa!!

As tintas para o cabelo podem ser utilizadas para realçar a sua cor natural, disfarçar os primeiros cabelos brancos ou mudar-lhe completamente a cor. Há quatro qualidades principais de tintas:

Tintas permanentes. Estas tintas penetram até ao âmago do cabelo, eliminando a cor primitiva e substituindo–a permanentemente por outra. Permitem aclarar o cabelo escuro; todavia, no caso de se querer uma mudança drástica — por exemplo, passar do casta-nho-escuro ao louro —, é preciso descolorar primeiro o cabelo, de modo a ficar amarelo-claro, aplicando depois uma tinta para dar cor. Os produtos descolorantes tiram a cor ao cabelo, mas sem lhe darem uma nova tonalidade.

Tintas semipermanentes. Estas tintas só actuam sobre a camada exterior do cabelo e desaparecem ao fim de um mês com as lavagens. Não alteram radicalmente a cor, mas prestam-se para intensificá-la ou acentuá-la — por exemplo, para dar reflexos acobreados a um cabelo castanho ou disfarçar alguns cabelos brancos.

Tintas temporárias. Estas tintas, ou rin-çages, depositam uma camada de cor na superfície do cabelo e desaparecem com a primeira lavagem. Servem para avivar a cor — por exemplo, de um cabelo que já foi pintado com uma tinta mais durável, mas que descolorou por acção do sol..

Tintas vegetais naturais. A mais conhecida destas tintas, muito utilizadas, é a hena, que permite obter reflexos acobreados intensos num cabelo castanho ou prelo. Essas colorações duram vários meses, mas não alteram a estrutura do cabelo, que não perde o volume nem o brilho. Não devem, no entanto, ser utilizadas num cabelo em que a percentagem de cabelos grisalhos seja superior a 10%, pois os tons vermelhos tendem a ficar alaranjados.

A aplicação das tintas em casa. As farmácias e drogarias vendem embalagens de tintas para preparação e aplicação em casa. Essas tintas, na maior parte, são aplicadas como um champô vulgar, se bem que algumas tintas permanentes devam ser aplicadas com um pincel especial no cabelo seco. Compre material de boa marca c respeite à letra as instruções que acompanham a embalagem. Se forem mal aplicadas, as tintas podem estragar o cabelo ou dar-lhe uma cor feia.

Se pretende apenas fazer madeixas, realçar a cor natural ou aclarar as pontas, deve pedir ajuda a outra pessoa. Se quer pintar o cabelo de uma cor completamente diferente da sua cor natural, é preferível ir a um bom cabeleireiro. É também conveniente pedir a opinião do cabeleireiro se tenciona fazer uma permanente ou desfrisar o cabelo ao mesmo tempo que faz uma coloração.

Nunca pinte o cabelo sem ponderar bem o assunto. Antes de usar uma tinta permanente ou semi permanente, deve verificar se esta lhe provoca qualquer reacção alérgica. Prepare uma pequena quantidade de tinta e aplique-a numa pequena extensão de pele da face interna do cotovelo. Deixe ficar durante 24 horas, tomando o cuidado de não remover a tinta. Se notar que a pele ficou vermelha ou sentir comichão, não use a tinta. V. também cabelo ícomo ea/.er uma «mise»); cabelo (postiços e cabeleiras); cabelo, cuidados com o; cabelo, perda de.

 


Adicionar Comentário