Cabelo, Estilos básicos para Corte de cabelo

Há dois estilos básicos de cortar o cabelo. O mais simples consiste em cortar o cabelo a direito atrás, dos lados e à frente, todo do mesmo comprimento. É o chamado corte a direito. Este corte é usado quando se pretende um penteado à pajem ou o cabelo curto e enrolado para fora nas pontas. O outro método consiste em cortar o cabelo atrás, dos lados e à frente em camadas, deixando as inferiores mais compridas do que as superiores, para se obter um eleito de escada. Para dar forma ao cabelo, cortam-se as madeixas seguran-do-as de modo a formarem ângulos diferentes em relação à cabeça.

Podem fazer-se estes dois cortes em casa. Geralmente, corta-se o cabelo quando está molhado, sem esquecer que, quando seca, parece mais curto.

Corte escadeado. Divida o cabelo em cinco partes, como se fosse fazer um corte a direito. Corte o cabelo da nuca no comprimento pretendido (em geral, à altura do queixo), ligeiramente mais curto dos lados, formando um V muito aberto. Corte todo o cabelo situado abaixo dessa linha como no corte a direito.

Puxe para baixo os 2 ou 3 cm inferiores de cabelo da parte de trás e dos lados da cabeça. Pegue numa pequena madeixa vertical que inclua algum cabelo da nuca, segurando-a entre o indicador e o médio, voltados para baixo. Afaste a madeixa da cabeça e dê um corte de baixo para cima.

Corte de modo a ficar com o mesmo comprimento que o cabelo da nuca. Continue a cortar o cabelo por madeixas de ambos os lados da cabeça.

Puxe para baixo a camada seguinte de 2 ou 3 cm de cabelo da parte de trás da cabeça. Primeiro, corte-a horizontalmente, segurando-a entre o indicador e o médio, de modo a ficar ligeiramente mais curta do que a camada inferior. Depois, vá pegando no cabelo por madeixas, segurando-as entre os mesmos dedos apontados para baixo, e corte-as com o mesmo comprimento. Repita esta operação até ter cortado às camadas todo o cabelo da parte de trás da cabeça.

Em seguida, solte uma camada de 2 ou 3 cm de cabelo de uma das partes da frente da cabeça, pegue-lhe em posição horizontal com o indicador e o médio e corte-a com o comprimento desejado. Continue a cortar camadas de cabelo das partes da frente, cortando primeiro as camadas horizontalmente, de modo a ficarem ligeiramente mais curtas do que a primeira camada, e depois vertical-mente. Corte o cabelo do alto da cabeça em camadas, puxando-o para baixo e segurando-O entre o indicador e o médio.

Aparar a franja. Se quiser ficar com uma franja leve e irregular, puxe o cabelo da frente de modo a ficar afastado da testa, torça-o bem e corte-lhe as pontas a direito.

Se preferir que a franja fique toda com o mesmo comprimento, penteie para a frente a camada de cabelo que fica imediatamente acima da testa. Molhe-a, calque-a de encontro à testa c corte-a a direito. Depois, solte a camada seguinte de cabelo e corte de modo a ficar ligeiramente mais comprida do que a anterior, formando uma ligeira curva sobre a testa. Continue sempre da mesma maneira, cortando cada uma das camadas de modo a ficar ligeiramente mais comprida do que a anterior.

 


Adicionar Comentário