Rádios e Leitores de cassetes para o automóvel

Antes de comprar um leitor de cassetes, compare os vários modelos à venda no mercado para ver qual o que oferece mais possibilidades dentro do preço que quer pagar.

Existe uma gama muito variada de modelos, desde os mais simples com sintonização manual até aos modelos digitais com memórias incorporadas. Verifica-se cada vez mais uma redução no tamanho dos aparelhos, bem como uma inegável melhoria na qualidade do som obtido.

Se quiser, em vez de duas colunas ou altifalantes pode montar quatro, e desta forma conseguirá uma melhor distribui­ção do som no habitáculo do automóvel.

Qualquer que seja o modelo esco­lhido, certifique-se de que tem uma potência mínima de 5 W, pois com potências inferiores o som será abafado pelo ruído do tráfego.

Como instalar um aparelho. A maio­ria dos carros tem espaço para aloja­mento do rádio no painel de instrumen­tos. Retire o rádio, se já existir um, e desligue a antena, os altifalantes e as ligações eléctricas.

Instale o novo aparelho no mesmo local, se possível. Se não couber, instale-o por baixo do painel de instru­mentos, por meio de suportes. O pro­cesso de fixação é em geral fornecido com o aparelho.

A corrente para o rádio deve ser fornecida por uma fonte que fique activada apenas quando a igni­ção estiver ligada e deve ter um fusível incorporado, que geralmente acompa­nha o sistema. Ao substituir um apare­lho, use as ligações já existentes ou então faça a ligação num terminal dis­ponível ou na caixa dos fusíveis.

Para completar a ligação, é necessário ligar a caixa metálica do aparelho á massa. Ligue, por meio de fio isolado ou entrançado metálico, a caixa ao ter­minal de terra, se existir, ou a um para­fuso que esteja directamente ligado a uma parte metálica da carroçaria.

Como instalar os altifalantes

Exis­tem altifalantes para instalação exterior ou para embutir. Escolha-os de acordo com o local onde podem ser instalados no automóvel.

Por exemplo, os altifalantes de monta­gem exterior que se adaptam muito bem à prateleira da retaguarda não podem ser instalados em carros desca­potáveis ou carrinhas. Os altifalantes embutidos podem ser montados no forro das portas. Ao adquirir os seus altifalantes, certifique-se de que são compatíveis com a potência de saída do rádio.

Prenda as colunas do altifalante à pra­teleira da retaguarda, bem separadas, para tirar o máximo partido da estereo­fonía. Faça passar o fio de ligação entre o aparelho e o altifalante por baixo dos tapetes ou por dentro do forro ou guar­nição das portas.

Para montar os altifalantes embutidos nas portas, retire primeiro os puxadores internos das portas e as manivelas das janelas, de acordo com as instruções contidas no manual do automóvel. Solte a guarnição com uma chave de parafusos.

Instale o altifalante num pomo onde não interfira com a janela quando esta está descida e marque na face do forro o contorno do buraco do altifalante, ligeiramente mais pequeno do que o tamanho total do deste.

Segure o altifalante contra o forro e marque as posições dos parafusos de fixação. Recorte o buraco para o altifa­lante, laça os furos para os parafusos e aplique grampos em espiral. Estes gram­pos são auto-roscantes e, se não forem fornecidos com o aparelho, podem ser adquiridos nas lojas de acessórios para automóveis. Prenda o altifalante e, se a grelha for separada, prenda-a, por sua vez, a este.

radio

Para fazer passar os fios até ao altifa­lante, faça um furo na ombreira e outro na borda da porta. Dê aos buracos mais 25 mm para que os fios não se torçam ao abrir e fechar a porta. Encaixe passa-fios de borracha para proteger os fios. Ligue estes ao altifalante e depois coloque novamente a guarnição da porta.

Quando puser os fios no altifalante, veja se ligou os pólos positivo e nega­tivo aos respectivos terminais. A polari­dade pode ser determinada pelos fios vermelhos (positivos) e pretos (negati­vos) que ligam aos terminais marcados com (positivo) e – (negativo), ou por terminais cujos tamanhos apenas permitem a ligação feita de uma deter­minada maneira.

Como limpar e desmagnetizar

Com o decorrer do tempo, as cabeças do lei­tor de cassetes ficam sujas e podem ficar magnetizadas por causa da fricção da fita.

Encontra à venda no mercado estojos próprios para limpeza das cassetes, que incluem uma cassete de limpeza e des­magnetização. Siga as instruções do fabricante.


Adicionar Comentário