Quer saber como fazer uma baliza perfeita? Confira!

A maioria das pessoas que dirige sente ou já sentiu dificuldades em fazer uma baliza.

De acordo com dados do Detran este é o teste mais temido por quem está tirando a carteira de habilitação e um dos que mais reprova na hora da prova de direção.

Sendo assim, o que você acha de aprender algumas dicas para não erra mais na baliza? Veja algumas dicas para fazer uma baliza perfeita mais abaixo!

 

baliza

 

Conheça bem o seu carro

Saber o tamanho do seu carro é o primeiro passo para uma baliza perfeita. Observe a dimensão que o veículo ocupa para fazer o contorno com na exatidão. Além do espaço ocupado, observe o deslizamento dos pneus, velocidade mínima do acelerador e até mesmo do freio.

Apesar de serem detalhes pequenos, eles fazem toda diferença se você dominá-los, principalmente se a baliza em questão for da sua prova para habilitação.

Regulando os Espelhos

Como a maior parte da sua baliza vai ser feita de ré, regular os espelhos é indispensável. O retrovisor interno deve ser regulado para você veja a traseira do seu carro e a frente do carro de trás. A posição geralmente vai ocupar metade do vidro de trás do carro, do lado esquerdo. Se você olhar no retrovisor e conseguir visualizar esta posição, ele esta regulado corretamente. Já os retrovisores externos devem ser regulados de forma que você veja a rua, um pouco da calçada e a parte lateral traseira do seu carro.

Posicionando o carro

A posição correta do seu automóvel em relação ao carro da frente é na pedida da porta dianteira. A frente do seu carro deve ficar no máximo no recorte da porta. Quando o carro fica muito na frente, corre o risco de você bater na hora de fazer a curva. Para ter uma noção maior, pode também medir a partir do retrovisor externo, onde o espelho deve ficar paralelo à tranca da porta.

A distância do seu carro para o automóvel da frente é de 20 centímetros aproximadamente, na linha paralela. Claro que podem ter variações, mas nunca para menos. Se você colocar seu carro próximo demais do outro corre risco de bater ao girar o volante.

Tipo de Direção

Alguns instrutores indicam que você gire o volante por completo na hora de fazer a baliza e vá dosando a medida que seu carro for encaixando na baliza. Isso pode ser feito, claro, mas existe uma regrinha bem mais fácil para você saber exatamente o quanto seu carro vai encaixar entre os dois já estacionados.

Se o seu veículo for com direção hidráulica, é preciso apenas dar uma volta meia no volante para fazer uma curva perfeita. Já para carros com sem direção hidráulica duas voltas dá esse resultado. Lembre-se também de soltar a baara aos poucos para não bater.

Localize bem o seu carro para sair

Fazer uma baliza perfeita não é apenas encaixar o seu veículo entre dois carros ou outros obstáculos, mas posicioná-lo também após esta ação. O seu automóvel deve ficar sempre em linha reta e com um espaço maior na frente. Dessa forma terá mais mobilidade na hora de sair.


Adicionar Comentário