Como utilizar chaves de porcas

Para que uma chave de porcas seja efi­ciente, deve ajustar-se perfeitamente à porca ou ao parafuso, pois de contrário irá danificar a porca, tornando-a mais difícil de rodar. Também uma chave de porcas não apropriada poderá escorregar e causar ferimentos.

Chave de bocas

Agarra a porca pelo lado. Pode ser dupla, com bocas de medidas diferentes nas extremidades, o que reduz o número de chaves individuais de que irá necessitar.

Chave de cachimbo, ou luneta

Tem uma extremidade circular com bicos do lado de dentro para agarrar a porca ou a cabeça do parafuso. É mais forte e agarra melhor do que uma chave de bocas, mas demora mais tempo do que esta a dar o mesmo aperto.

Chave de tubo, ou de velas, fixa

É constituída por um tubo com extremidades de medidas diferentes e de forma hexagonal. Necessita de espaço para se montar e poder rodar com um desandador. Pode ficar deformada se se fizer força de mais e pode rachar nos cantos.

Chave de caixa

As chaves de caixa são geralmente apresentadas como um jogo completo, com uma extensão e um desandador em T corrediço. Os conjuntos mais completos dispõem ainda de desandador de manivela, desandador articulado, extensão curta, extensão comprida, cardem e roquete reversível.

Chaves crescentes

Estas chaves incluem as chaves francesas e as inglesas. A boca destas chaves ajusta-se de forma a servir em qualquer medida de porca até ao seu limite de abertura. Não são tão fortes como uma chave fixa e danificam-se facilmente. São, no entanto, de grande utilidade para trabalhos ligeiros.

Chave Stilson

Assemelhando-se a uma chave inglesa grande, esta chave possui uma boca serrilhada para agarrar objec­tos circulares, tais como tubos. Quanto mais pressão se fizer, tanto mais irá apertar, mas o tubo ficará marcado.

Alicate de-grifos, ou alicate de pres­são

As maxilas desta chave podem ser ajustadas e travadas em determinada posição, de forma a agarrarem um objecto, ficando as mãos livres para tra­balhar. Também é útil para desapertar porcas muito apertadas, mas as maxilas da chave podem eventualmente danifi­car a porca. Esta chave pode também segurar um parafuso, enquanto desa­perta a porca com uma chave própria.


Adicionar Comentário