Como poupar gasolina na moto

Hoje em dia, até os motociclistas tentam procurar formas para saber como poupar gasolina na sua moto, mesmo aqueles que possuem uma moto mais económica. Por isso, é sempre bom conhecer maneiras de adiar a próxima ida às bombas de gasolina.

De facto, as motos têm sido um dos meios de transporte mais procurados no mercado automotor, uma vez que é um veículo que permite passar por entre o trânsito infernal das horas de ponta, ter maior agilidade, ou seja, verdadeiramente  ajuda o seu condutor  a fugir do trânsito.

Seguem-se algumas dicas de como poupar gasolina na moto.

Dicas de poupança

  • Saiba que deverá evitar aquecer a moto antes de se por em andamento, pois estará a gastar mais combustível.
  • Tal como nos carros, as mudanças de marcha numa moto devem ser feitas no momento certo, pois ao fazer a mudança corretamente, isso vai implicar menor consumo de combustível. Tenha em atenção o modo como se faz uma mudança, pois é sempre uma forma de poupar gasolina na moto.
  • Por outro lado, quando estiver parado, tente não acelerar, pois estará a fazer um gasto desnecessário de gasolina.
  • Algo de que se deverá lembrar, ainda, é de manter o seu filtro de ar limpo. De facto, a alimentação de uma moto é feita de uma mistura de ar-combustível, pelo que o “pendura” vai precisar respirar como deve ser. Se não souber onde está ou onde fica o filtro de ar da sua moto, procure saber quanto antes.
  • Ao contrário do que muitos pensam, o conhecido “ponto morto” consome muito mais gasolina ao invés de a deixar engrenada, ou seja, sem acelerar.
  • Para poder poupar gasolina na moto, deverá evitar conduzir a alta velocidade, pois quando é conduzida a três quartos da sua velocidade máxima, o consumo de gasolina baixa bastante significativamente. Não se preocupe com o tempo. Procure sim conduzir a sua moto de forma regular e sem acelerações desenfreadas ou desnecessárias, pois só vão resultar num maior consumo de gasolina e de poluição do ambiente.
  • Tal como nos automóveis, também a moto necessita de uma manutenção essencial, como o substituir das velas, trocar o óleo, o filtro de ar e o filtro da gasolina. Assim, leve a sua moto ao seu mecânico e ajuste as válvulas periodicamente. Para saber a devida periodicidade, basta procurar no manual do proprietário. Mas não bastará. Semanalmente, os pneus deverão ser calibrados, pois se estiveram com uma pressão baixa, vão aumentar a resistência durante o andamento e, assim, consomir mais gasolina, isto para não falar do maior desgaste dos pneus e aftetação do controle da própria moto.
  • Por fim, para poder poupar gasolina na moto, lembre-se que mudar demasiadamente rápido para a segunda mudança vai manter o motor em rotações baixas e, assim, economizar. Quer isto dizer que o facto de se adaptar bem a andar em marcha lenta também é essencial para o bom rendimento da sua moto.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Automóveis · Como Poupar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *