Como poupar combustível

Com os combustíveis numa contínua escalada de preços, certamente que grande parte do seu orçamento familiar é gasto em abastecer o seu automóvel. Torna-se por isso essencial desenvolver estratégias eficazes que lhe permitam uma poupança de dinheiro significativa ao final de cada mês.

Adoptar uma condução mais eficiente é uma das melhores apostas, como a que alguns automóveis hoje em dia incentivam, através de um indicador no painel de instrumentos que aconselha uma relação acima ou abaixo de forma a optimizar o funcionamento do motor e consequentemente os consumos e emissões poluentes.

Felizmente para nós, existem algumas pequenas mudanças que podemos fazer aos nossos hábitos de condução para reduzir o consumo de combustível nas nossas viagens e poupar dinheiro.

Seguem-se as dicas.

 

  • Não acelere tanto – Conduzir a velocidades demasiado elevadas reduz consideravelmente a eficiência do seu automóvel em termos de combustível. Conduzir mais devagar vai permitir-lhe poupar dinheiro, pois não vai precisar de abastecer tão frequentemente. Tente não ultrapassar o regime (conta-rotações) das 2500/3000 rotações nos motores diesel e as 3000 rpm nos motores a gasolina.
  • Evite carregar demasiado o veículo em viagens – Um carro mais pesado precisa também de mais energia para se mover. Por isso, quanto mais leve estiver o automóvel, menos combustível irá gastar.
  • Prefira abastecer o carro quando estiver mais fresco – Logo de manhã pela fresca ou ao final do dia é a melhor altura para a abastecer o depósito do seu automóvel. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.
  • Mantenha uma velocidade constante – Quanto mais acelerar e desacelerar enquanto está a conduzir, mais combustível vai estar a queimar. Por esta razão é que conduzir no meio do trânsito de uma cidade, com o constante pára-arranca, acaba por consumir mais combustível. Nem sempre é possível garantir uma viagem suave a velocidade constante, mas qualquer coisa que você possa fazer para reduzir o número de vezes que vai acelerar e desacelerar vai contribuir para economizar combustível.
  • Compare preços – Esteja atento, anotando as várias ofertas disponíveis, para fazer sempre uma escolha económica. Descubra facilmente em que postos pode abastecer o seu carro por menos dinheiro através de comparadores de preços online.
  • Manutenção em dia – Um carro em perfeita saúde, é um carro que vai ter uma performance mais eficaz e com consumos normais. Para garantir isso, siga estas recomendações básicas: verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direcção, o motor, etc.
  • Encha o depósito – Prefira atestar o depósito, em detrimento de fazer pequenos abastecimentos de cada vez. Não só vai poupar dinheiro em viagens desnecessárias às bombas de gasolina, como também vai poupar tempo. Aproveite para atestar na altura em que o combustível desce de preço, acabando assim por pagar menos.
  • Controle o uso do ar condicionado – Ligue o a/c apenas quando é estritamente necessário, ou seja, quando o calor é elevado e as restantes alternativas não produzem resultados satisfatórios. Nas restantes situações prefira abrir as janelas do carro. Lembre-se que o objetivo é poupar combustível e o ar condicionado é um fatores que pode contribuir para um maior gasto ao final de cada mês.

4 comentários

  1. Manuela Reynolds 26 de Agosto de 2012
  2. 3Xopy 26 de Agosto de 2012
  3. Samuel Santos Dos Santos 13 de Dezembro de 2013

Adicionar Comentário