Como arranjar Buzinas

Se a buzina do seu carro se avariar, conserte-a o mais depressa possível é ilegal conduzir um veículo desprovido de um sinal sonoro audível. A avaria mais provável é um fusível queimado.

Um fusível queimado

Os fusíveis são montados numa caixa ou painel habitualmente situado no comparti­mento do motor ou debaixo do painel de instrumentos. Se os fusíveis forem numerados, con­sulte o manual do veículo para saber qual é o que protege O circuito da buzina. Em alternativa, poderá ver qual deles rebentou.

Substitua o fusível queimado por outro adequado à mesma intensidade de corrente. Se o novo fusível rebentar, é porque há um curto-circuito na insta­lação, que terá de ser reparado por um electricista de automóveis.

Se a buzina funcionar, verifique no manual se existem outros circuitos protegidos pelo mesmo fusível. Experimente-os à vez um deles pode ser a causa de o fusível ter rebentado.

Se o fusível estiver intacto

É possível que as ligações da bateria à buzina estejam oxidadas e precisem de ser limpas.

Puxe os fios para fora dos dispositivos de ligação, desmonte a buzina e limpe os bornes e os elispositivos de ligação com uma lixa fina de esmeril. Se houver ferrugem no suporte da buzina e no ponto ele montagem, limpe-os, bem como a área correspondente da carroçaria, com uma lima e lixa de esmeril até o metal ficar brilhante.

Enquanto a buzina estiver desmontada, experimente-a ligando os bornes aos da bateria e usando fio duplo isolado. Se funcionar, volte a montá-la. faça as ligações e experimente tocá-la.

Finalmente, se a buzina continuar sem funcionar, o problema poderá ser do próprio botão ela buzina. Muitas vezes, este faz parte de um dispositivo multifuncional situado na coluna da direcção, e todo o conjunto poderá ter de ser substituído. Quando a buzina e accionada por um botão no centro do volante, retire ò botão; limpe e ajuste as molas de contacto que estão por baixo.

Quando uma buzina não pára de tocar. Em tal situação, dê uma pequena pancada no botão da buzina, pois e interruptor pode estar encravado. Se isso não der resultado, abra o capo e desligue os fios ela buzina. Se for difícil chegar à buzina, desligue a bateria para Impedir que a buzina toque enquanto tema solucionar a avaria baterias.


Adicionar Comentário