3 Dicas para fazer zerinho

Para os amantes das quatro e duas rodas, saber fazer as maiores peripécias e manobras é uma paixão.

Conseguir poder comandar a sua mota ou o seu carro para fazer manobras é todo um processo, não apenas de treino e aprendizagem, como de conhecimento do veículo que se tem em mãos.

Foi nos EUA que surgiu a “moda do zerinho”, uma manobra que pode ser praticada com carros, motas e mesmo outro tipo de veículos, e que consiste em andar às voltas no mesmo lugar. Assim, não será de espantar a procura de muitos por dicas para fazer zerinhos.

Confira, já abaixo, as dicas para fazer zerinho.

 

fazer-zerinho1

 

Aprenda a fazer zerinho

A primeira coisa a saber é que é uma questão de treino e controle. Muito treino mesmo. Existem variadas pessoas que podem ter motas e fazer algumas manobras e, na hora de tentar o zerinho, não conseguem.

  • As dicas básicas começam pela necessidade de se esticar bem a perna e inclinar o corpo para o lado contrário que vai fazer o zerinho. Mas conte com a ajuda dos seus amigos. Eles que levantem a mota (consigo sentado nela, é claro), sendo que uma pessoa deverá ficar no que vai ser o centro do zerinho. Depois, assim que eles largarem a mota, você “só” tem de ficar com o pé esquerdo no chão e começar a girar em redor da pessoa que está no centro. Caso precise, você poderá sempre apoiar-se nessa pessoa. Com muito treino, você vai conseguir e deixar de ter a necessidade de amigos que levantem a mota e de uma pessoa a quem se apoiar.  No fim, até vai conseguir fazer a manobra sem ter o pé no chão. Ah, e nunca se esqueça das proteções, é claro, pois o estar protegido é certeza de algo pior não acontecer.
  • Para os condutores de automóveis, se o motor ficar na parte de trás, fazer zerinhos vai ser mais difícil por causa do peso, pelo que as dicas para fazer um zerinho passam pelo facto de você ter de pôr o pé apenas no travão da frente. Antes, vá a uma oficina para “desativar” os travões traseiros e, na altura da manobra, pise apenas o travão da frente, acelarando tudo e soltar, de repente, a embraiagem, mas tendo a direção virada uma volta e meia para o lado mais seguro do espaço onde se encontra. Nesta manobra, o carro quando se encontra em movimentos circulares, deverá estar com a roda dianteira com menos movimento.
  • As dicas para fazer um zrinho também dependem do tipo de carro que tiver. Por exemplo, se tiver um motor potente, como um 2.0, o zerinho é uma manobra mais fácil de conseguir. Mas se não for o caso, não desanime: comece por puxar o travão de mão, acelarando a fundo com a embraiagem praticamente solta. Caso prefira que o carro rode de um lado para o outro, faça o mesmo procedimento, mas solte toda a embraiagem.

Adicionar Comentário